A novela sobre as contas da Copa do Brasil nas redes sociais ganhou um novo capítulo. A CBF notificou a Klefer de forma extrajudicial para reaver o controle dos perfis. No documento, a confederação revela "indignação" e considera ter havido "usurpação de seguidores". A informação, foi publicada inicialmente pela "Máquina do Esporte" e confirmada pelo LANCE!.
A Klefer é uma agência de marketing esportivo que foi parceira da CBF de longa data. Ao final do ano passado, contudo, a confederação a substituiu pela Brax Sports Assets. Mais recentemente, os perfis da Copa do Brasil passaram a se chamar "Portal da Torcida". Isso no Instagram, no Facebook, no Twitter e no Tiktok, que somam um total aproximado de quatro milhões de seguidores.
O L! teve acesso à notificação, que pede de volta os respectivos acessos. A antiga parceira da confederação alega ser ela a responsável por tais perfis.
Confira trechos do ofício
"Fazemos referência ao 'Instrumento Particular de Cessão de Direitos da Copa do Brasil – Masculina e Outras Avenças' e 'Instrumento Particular de Cessão de Direitos de Transmissão', celebrados em 08 de dezembro de 2011, pelos quais, a CBF cedeu à KLEFER, temporariamente, os direitos comerciais, de transmissão por televisão e outras mídias das partidas disputadas anualmente pela Copa do Brasil.
Com efeito, ambos acordos eram válidos até a Temporada de 2022, encerrando-se, de pleno direito, após o último jogo após da referida Temporada, restando, tão somente. o cumprimento, pela KLEFER, das obrigações de pagamento das parcelas devidas, entrega das informações relativas às redes sociais, a saber, login e senha, e, por fim, a cessação de uso dos ativos de titularidade da CBF.
(...)
Não obstante as sucessivas tentativas da CBF para adquirir os links e senhas de acesso à todas as plataformas digitais e redes sociais associadas à Copa do Brasil, a KLEFER se manteve inerte às diversas solicitações. Como se não bastasse, para nossa indignação, no dia 14 de janeiro de 2023, a KLEFER, utilizando os perfis com milhões de seguidores nas redes sociais, frise-se, obtidos única e exclusivamente devido ao prestígio da Copa do Brasil e do sucesso que a CBF soube imprimir à Competição, emitiu uma nota informando a alteração do perfil para 'Portal da Torcida', usurpando todos os seguidores em contas que são de propriedade exclusiva da CBF.
-> Confira a tabela da Copa do Brasil
A lamentável tentativa da KLEFER, mediante a manobra obscura de mudança do nome do perfil, postura que repelimos com veemência, esquece o princípio elementar que rege a organização desportiva, corroborado pela Lei Pelé, no que se refere à proteção dos símbolos esportivos, ignora a concessão de registros marcários perante a autoridade brasileira competente, o INPI, demonstra evidente má fé e desvirtua o espírito das plataformas digitais sendo rechaçada até mesmo pela mídia esportiva, conforme matéria publicada na presente data
(...)
Causou-nos revolta a maneira pela qual a nota da KLEFER agride a verdade, ao atribuir-se a si uma propriedade fundamental da Copa do Brasil que não lhe pertence ao informar que 'a partir deste momento, os perfis oficiais da Copa do Brasil passam a se chamar Portal da Torcida'.
Ante o exposto, a CBF vem NOTIFICÁ-LOS para que efetuem, no prazo de 24h contadas da presente notificação, a devolução dos logins, das senhas de acesso e links de todas as plataformas digitais e redes sociais conduzidas pela KLEFER relativos à Copa do Brasil, sob pena de adoção das medidas legais cabíveis, sem prejuízo da cobrança dos danos causados à CBF."