A Copa do Mundo de 2022 estará no metaverso. A Fifa anunciou, nesta semana, um longo acordo com o UPLAND, jogo de estratégia que permite compra e venda de propriedades virtuais baseadas na cartografia real das cidades. O objetivo da entidade é fortalecer o engajamento de torcedores nativos digitais.
A parceria com a plataforma de metaverso permitirá a criação de um ambiente dedicado ao Mundial do Qatar, no qual os fãs de futebol poderão coletar, negociar e possuir ativos e destaques digitais da Fifa. Entre os NFTs colecionáveis, estarão lances icônicos da Copa do Mundo, que serão transformados em obras de arte únicas e digitais.
Os torcedores brasileiros poderão conferir in loco mais detalhes da novidade no estande do UPLAND na Campus Party Brasil, tradicional feira de tecnologia e cultura digital. A 14ª edição do evento será realizada de 11 a 15 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo.
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- Após a tão aguardada final, a capital do país vencedor da Copa será lançada no UPLAND. Claro que vou torcer para que seja Brasília, porque será a festa do Brasil Hexa Campeão e por todo o simbolismo da arquitetura de Niemeyer - afirmou Ney Neto, diretor executivo do UPLAND no Brasil.
Estádio Lusail estará no metaverso da Copa (Foto: Divulgação)
Novos jogos e aplicativos na Web 3.0
Além da entrada no metaverso, a Fifa explora novas oportunidades inovadoras, desde jogos a aplicativos de engajamento. Os dois novos jogos (AI League e Matchday Challenge), inclusive, representam a primeira incursão da Fifa no espaço de game desde o final da parceria de duas décadas com a EA Sports.
O objetivo geral da Fifa com as novidades é aproveitar as mudanças tecnológicas e os hábitos de consumo para aprofundar o relacionamento com torcedores nativos digitais.
- Estas são parcerias que firmamos para abraçar um novo fã de futebol nativo digital e nos envolver com eles nos espaços em que sabemos que eles já estão ativos. À medida que continuamos a construir nossa estratégia de jogos no futuro, é certo que a Web 3.0 terá um papel importante a desempenhar, e isso marca o início de nossa jornada - disse Romy Gai, diretor de negócios da Fifa.