DAZN prepara oferta bilionária e pode revolucionar modelo de transmissão do futebol inglês
Plataforma de streaming quer transmitir todos os jogos da EFL, que reúne a segunda, a terceira e quarta divisão do futebol inglês
- Matéria
- Mais Notícias
O DAZN entrou forte na briga pelos direitos de transmissão da segunda, da terceira e da quarta divisão do futebol inglês. A plataforma de streaming prepara uma proposta de 230 milhões de euros (R$ 1,28 bilhão) para garantir a exibição dos três campeonatos organizados pela Liga de Futebol da Inglaterra (EFL) a partir da temporada 2024/25.
O plano do DAZN é exibir, de forma doméstica e internacional, todos os jogos da Championship, League One e League 2 - o que resulta em um total de 1.656 partidas. Isso significaria uma grande mudança na forma como o futebol inglês é exibido na TV. Ao contrário da maioria dos países, nem todos os jogos da Premier League e da EFL são disponibilizados para os telespectadores nacionais, e nenhum jogo pode ser transmitido nas tardes de sábado - o chamado "blackout das 15h".
Relacionadas
+ Premier League lançará licitação de direitos domésticos em 2023 e pode faturar valor recorde
No caso da EFL, que reúne três divisões nacionais, apenas 138 jogos são transmitidos por temporada no modelo atual. Se o DAZN vencer a licitação, haverá um alto número de jogos transmitidos a cada sábado e a Federação Inglesa de Futebol (FA) terá que abandonar a regra que proíbe a transmissão de jogos ao vivo entre 14h45 e 17h15 para o público doméstico.
A proposta do DAZN exigirá uma decisão importante para os 72 clubes da EFL e para os membros do conselho da liga. Existe o temor que a oferta de 100% de jogos no streaming possa afastar o torcedor dos estádios e, consequentemente, diminuir as receitas de bilheteria.
+ Apple estuda oferta pelos direitos de transmissão da Premier League
DAZN terá concorrência na licitação
O DAZN terá concorrência na licitação pelos direitos de transmissão da EFL. Detentora dos direitos desde 2002, a Sky Sports tem interesse de renovar a parceria de longa data. A empresa escandinava Viaplay e a TNT Sport também devem fazer ofertas. A EFL espera fechar um acordo no valor de 200 milhões libras por temporada, um aumento acentuado em relação ao acordo atual de 119 milhões de libras. Espera-se que a licitação chegue ao fim no meio do ano.
Existe também a possibilidade de um modelo híbrido de transmissão das três divisões do futebol inglês, combinando uma emissora tradicional com uma plataforma de streaming.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias