Especialistas discutem como polêmicas de Mbappé no PSG podem afetar sua imagem
Para entrevistados, as consequências desse comportamento pode ter influência nas questões fora de campo, principalmente se dentro dele não houver resultado
- Matéria
- Mais Notícias
Na manhã desta terça-feira, o jornal espanhol "Marca" divulgou que o Mbappé estaria com vontade de sair do PSG. O atacante teria se mostrado insatisfeito com as promessas que não foram cumpridas pela diretoria do clube francês antes de sua renovação contratual. Diante de mais um caso envolvendo o jogador, especialistas discutem o quanto isso pode afetar a imagem dele no futebol mundial.
Relacionadas
GALERIA
> Veja 21 jogadores que podem mudar de clube na Europa em janeiro
TABELA
> Veja classificação e simulador da Champions League clicando aqui
No fim do mês de setembro, o jornal francês L’Equipe, principal do país, trouxe em sua capa o conturbado ambiente entre aqueles que são considerados dois dos principais atacantes do mundo e do PSG: Neymar e Mbappé. A matéria diz que, apesar de respeitosa, a convivência entre ambos é fria e conturbada.
Essa distância entre eles também é pública. Em um dos amistosos recentes do Brasil, Neymar demonstrou irritação ao ser perguntado por um jornalista sobre a personalidade do francês.
- A minha relação com o Kylian (Mbappé)? Pfff, eu não... - disse Neymar, deixando rapidamente a zona mista.
Já Mbappé, quando também foi questionado, afirmou viver uma "relação baseada no respeito”.
Se Neymar vive lua-de-mel entre os torcedores brasileiros diante das boas atuações com a camisa da Seleção e do PSG, o mesmo não se pode dizer de Mbappé. Idolatrado por crianças e adolescentes de todo o mundo, especialistas enxergam um eventual desgaste na imagem do atleta. Não somente pela postura em relação ao ídolo brasileiro, mas em outros episódios que aconteceram recentemente.
Em um dos caso, Mbappé questionou a Federação Francesa de Futebol em relação ao contrato dos direitos de imagem dos jogadores de seu país, se recusando a participar de uma sessão de fotos em evento realizado com patrocinadores da seleção francesa - a alegação é que ele não queria estar relacionado a empresas de casas de apostas e fast food.
- São figuras públicas, e o que fazem dentro e fora dos gramados reflete diretamente no desempenho de imagem e até mesmo nos resultados comerciais fora das quatro linhas - explicou o executivo Fábio Wolff, que é sócio da Wolff Sports e responsável por cuidar dos contratos de patrocínio e gerenciamento da carreira do atacante Endrick, do Palmeiras.
Em agosto deste ano, uma outra polêmica rendeu destaque nos jornais de todo o mundo envolvendo Mbappé e outros dois craques do Paris: Neymar e Messi. Na goleada por 5 a 2 sobre o Montpellier, pela Ligue 1, após o francês desperdiçar uma penalidade, Neymar assumiu a segunda cobrança, o que gerou reclamações do companheiro de ataque.
Depois, após não receber um passe do meia Vitinha, Mbappé reclamou e desistiu da jogada. Os vídeos viralizaram nas redes sociais, com muitas críticas direcionadas ao atacante.
Também na partida diante do Montpellier, Mbappé trombou com o ombro em Messi e seguiu sem pedir desculpas, deixando o camisa 30 do PSG visivelmente incomodado.
Alguns meses antes, em junho, o jornal Mundo Deportivo, da Espanha, revelou que Mbappé, para renovar seu contrato com o PSG, teria pedido as saídas do companheiro Neymar, do técnico Mauricio Pochettino e do diretor esportivo Leonardo.
Na ocasião, o jogador foi até as redes sociais e disse que a informação do periódico espanhol era 'fake', porém, dois dos nomes citados na reportagem acabaram sendo demitidos, casos de Pochettino, em julho, e Leonardo, em meados de junho, alguns dias após a publicação da notícia.
- Os danos podem ser irremediáveis, por isso que investir num staff preparado para orientar o atleta desde a base precisa ser visto como investimento. A construção de imagem dentro e fora de campo é constante, por mais que o jogador já tenha envergadura, por exemplo, de se comunicar por meio de suas redes sociais. Ainda assim, é necessário ter uma equipe que o auxilie - apontou Renê Salviano, CEO da agência Heatmap, especialista em marketing esportivo.
Armênio Neto, especialista em novos negócios do esporte, foi gerente de marketing do Santos entre 2010 e 2013. Também neste período, participou ativamente de um plano de carreira que manteve Neymar no futebol brasileiro, apesar do assédio de clubes da Europa. O especialista acredita que o desempenho em campo possa ajudar.
- Alguns profissionais são mais do que simples atletas, eles se tornam marcas, referências para diferentes gerações, e obviamente que o comportamento deles com atitudes e palavras contribuem para a reputação junto à opinião pública. Por outro lado, o fator campo pesa, e quando eles entregam resultados esportivos, a imagem deles pode ser menos danificada do que se pensa - analisou.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias