Everton perde 10 pontos na Premier League por violar Fair Play Financeiro; entenda
Perto de ser comprado pela 777 Partners, clube cai para a 19ª posição da tabela
- Matéria
- Mais Notícias
O Everton, perto de ser comprado pela 777 Partners, perdeu 10 pontos e caiu para a 19ª posição na tabela da Premier League. O motivo? A violação de regras de lucratividade e sustentabilidade da liga na temporada 2021/22.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira-feira (17) após um longo processo nos bastidores. O clube havia sido encaminhado a uma comissão independente em março e uma audiência de cinco dias aconteceu no mês passado.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Relacionadas
O Everton tinha esperanças de ser apenas multado ou sofrer um transfer ban, mas a Premier League confirmou a dedução imediata de pontos - a maior punição na história da liga.
- Durante o processo, o clube admitiu que violou as regras de lucratividade e sustentabilidade no período que termina na temporada 2021/22, mas a extensão desta violação permaneceu - afirmou a Premier League em comunicado, antes de completar:
➡️ Prepara o bolso! Saiba quanto custa ir para a Arábia Saudita ver o Fluminense no Mundial de Clubes
- A comissão determinou que os cálculos do Everton para o período relevante resultaram numa perda de 124,5 milhões de libras, conforme alegado pela Premier League, que excedeu o limite de 105 milhões de libras permitido.
Club Statement. https://t.co/RpHdLJRurc pic.twitter.com/hyFfl9vWxO
— Everton (@Everton) November 17, 2023
A punição faz com que a equipe de Sean Dyche caia para o 19º lugar na tabela, apenas acima do último colocado Burnley. O clube, inclusive, já comunicou a intenção de recorrer da decisão à Premier League.
➡️ Seleção Brasileira tem valorização e é a terceira mais valiosa da data Fifa; veja ranking
O que são regras de rentabilidade e sustentabilidade?
Todos os clubes da Premier League são avaliados anualmente quanto ao cumprimento das regras de rentabilidade e sustentabilidade da competição.
As regras determinam que os clubes podem ter um prejuízo máximo de £ 105 milhões (R$ 635 milhões) em três anos, mas o Everton registrou perdas de £ 370 milhões (R$ 2,2 bilhões) entre 2018 e 2021.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias