Em julho deste ano, o Atlético Mineiro virou outro grande clube a virar SAF no Brasil. 75% clube-empresa do Galo foi adquirida por 913 milhões de reais pelo grupo 4R's, formado por Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador.

A decisão veio depois do clube mineiro divulgar seu balanço financeiro de 2022. Nas planilhas, o alvinegro tinha uma dívida de aproximadamente 2 bilhões de reais, a maior dívida da história do futebol brasileiro. Sendo 860 milhões de reais em dívidas para pagar até o final deste ano, que seria impossível de honrar tal quantia.

A maior parte desse endividamento do Atlético Mineiro vem de dívidas com bancos, chegando na casa de 910 milhões de reais. A maior parte da dívida está entrelaçada a dois de seus quatro investidores, Ricardo Guimarães (Banco BMG) e Rubens Menin (Banco Inter).

O investimento de 913 milhões pelo 4R's será na realidade apenas de 600 milhões de reais. Os outros 313 milhões virão de dívidas do Galo com o grupo, que será abatida na compra da SAF do clube. Os planos dos investidores é reduzir o déficit para 1,2 bilhão de reais e conseguir gerir melhor os pagamentos.