Vinhos, tênis e imóveis: entenda como Iniesta conquistou fortuna fora dos gramados
Vitorioso dentro de campo, meia atua há anos como empresário em negócios de diversas áreas
- Matéria
- Mais Notícias
Oficialmente aposentado há exatamente um mês, não há dúvidas de que o espanhol Andrés Iniesta foi um dos maiores jogadores da história recente do futebol. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o meia também é um fenômeno nos negócios.
Relacionadas
+ Quanto o Neymar custou por cada minuto em campo pelo Al-Hilal?
Segundo o Diario AS, da Espanha, o ex-jogador acumula uma fortuna de 100 milhões de euros (R$ 616 milhões na cotação atual) conquistados apenas com suas empresas.
Em campo, Iniesta fez história por 16 anos no Barcelona, conquistando 32 títulos, como quatro Champions League, nove troféus do Campeonato Espanhol e três Mundiais de Clubes. Por sua seleção, também foram diversas conquistas, sendo a mais importante a Copa do Mundo de 2010, na qual foi o autor do gol do título.
Fora das quatro linhas, Andrés construiu um império que conta com negócios em diferentes áreas. Segundo o jornal, sua fortuna o coloca entre os três esportistas mais ricos da Espanha, junto a Rafael Nadal e Fernando Alonso.
Os negócios
Desde os 17 anos, Iniesta possui uma imobiliária. Segundo a Forbes, em 2020, este empreendimento do ex-jogador faturou cerca de 23 milhões de euros (cerca de R$141 milhões na cotação atual).
Ele também é dono da" Bodega Andrés Iniesta", uma vinícola sediada na cidade natal do atleta, Fuentealbilla, na Espanha.
Quando o jogador foi contratado pelo clube japonês Vissel Kobe, em 2018, ele aproveitou para fechar um acordo com o dono do clube, Hiroshi Mikitani, que também é presidente da Rakuten, para difundir a distribuição de seus vinhos no país.
Iniesta também criou a marca de tênis Mikakus Barcelona, com sua esposa, Anna Ortiz, e lançou recentemente a Capitten, marca de vestuário esportivo.
Ele é um dos donos da agência NSN (Never Say Never), que desenvolve projetos relacionados ao esporte e ao entretenimento, com sedes em diversos países.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Pela NSN, Iniesta adquiriu 85% de um time da segunda divisão dinamarquesa, o FC Helsingor, junto a Borjan Krikic.
Ainda no mundo esportivo, o ex-jogador também abriu a Iniesta Academy, que é uma rede de academias de futebol para formação de jogadores e que usa um modelo de treinamento baseado nas experiências profissionais de Iniesta.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias