Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, é um dos nomes mais importantes na história do vôlei brasileiro. Em 22 anos como técnico das seleções feminina e masculina, conquistou mais de 30 títulos, incluindo dois ouros olímpicos, em 2004 e 2016. A carreira de sucesso, no entanto, não se resume ao esporte.
+ Garanta o churrasco do feriado! Aposte R$500 e ganhe R$2000 com o Brasil!
Formado em economia pela PUC-Rio, Bernardinho também é um homem de negócios, com empreendimentos em diversos setores. Apesar de não ser possível estimar o valor de sua fortuna, o Lance! Biz apresenta abaixo os investimentos que ajudaram o treinador a construir um patrimônio milionário.
➡️Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
Os negócios de Bernardinho
Em entrevista dada ao QG Esporte Clube em 2022, Bernardinho revelou que dedica metade do seu tempo ao esporte, enquanto a outra metade é voltada fundamentalmente a atividades em torno do mundo empresarial.
Nas últimas décadas, ele aproveitou oportunidades de investimento e se tornou sócio de empresas de diferentes áreas do mercado. Dois exemplos marcantes são a Bodytech, uma das maiores redes de academia no país, e o Delírio Tropical, rede de restautantes tradicional no Rio de Janeiro.
➡️ Cachaçaria, emissora e mais: os negócios de Vanderlei Luxemburgo fora do futebol
Os investimentos de Bernardinho também incluem empresas de alimentação, educação digital e entretenimento, por exemplo. Na maioria delas, além de ter participação acionária, ele faz parte do conselho de administração.
Confira a lista abaixo com nome das marcas e os respectivos setores:
Outras áreas de atuação
Além de empreendedor, Bernardinho atua no mundo coorporativo como garoto-propaganda, consultor e especialista em coach. Na MadeiraMadeira, por exemplo, ele já deu treinamentos mensais de liderança, gestão, comunicação e inovação.
➡️ Da blindagem de veículos aos imóveis: os negócios de Rivaldo dentro e fora do futebol
Entre outras áreas, o treinador de vôlei também atua como palestrante e professor de empreendedorismo da PUC-Rio.
Bernardinho acumula fortuna com negócios fora das quadras (Foto: Eric Feferberg/AFP)