Acontece nesta segunda-feira (28) a cerimônia de entrega do prêmio Bola de Ouro, da revista France Football. O evento deste ano será realizado no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França, às 16h (horário de Brasília).

O troféu é uma das maiores honrarias que um jogador de futebol pode receber em sua carreira, mas, apesar do valor simbólico da Bola de Ouro, ele não vem acompanhado de uma premiação em dinheiro.

Isso porque a France Football não distribui recompensa financeira ao vencedor da categoria principal, nem ao vencedor ou vencedora de nenhuma das outras que também são entregues na mesma noite, como a Bola de Ouro feminina, Troféu Yashin de melhor goleiro, Troféu Kopa de melhor jogador sub-21, Treinador do ano, entre outros.

Esse fato, no entanto, não significa que os vencedores não recebam nenhum tipo de premiação financeira. Em muitos casos, os ganhadores recebem valores de seus próprios clubes ao conquistar uma premiação como essa.

Em 2022, por exemplo, o francês Karim Benzema recebeu 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,1 milhões na cotação atual) do Real Madrid, seu clube na época, por ter conquistado o prêmio de melhor jogador do mundo da temporada. De acordo com o jornal espanhol As, o bônus tinha ficado acordado entre o clube e o atleta no contrato de renovação do atacante.

Karim Benzema venceu o prêmio em 2022 (Foto: Franck Fife/AFP)

Vini Jr. também receberá um bônus se ganhar o troféu?

Publicações internacionais apontam que, assim como Benzema, Vini JR. também pode ter estabelecido um acordo com o clube espanhol para o pagamento de bônus ao cumprir metas ou conquistar títulos.

O mesmo também pode valer para outro jogadores do Real que disputam o prêmio, como Jude Bellingham, Kylian Mbappé, Dani Carvajal e Antonio Rüdiger. 

Seguindo a linha do que foi pago ao francês, o valor aproximado desse bônus seria também de 1 milhão de euros.