De jogador a cartola? Capitão no título da Libertadores de 2023, pelo Fluminense, Felipe Melo começou a planejar a carreira fora dos gramados. O zagueiro está negociando uma parceria para comprar a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Americano de Campos, time do interior do Rio de Janeiro. A informação foi publicada inicialmente pelo "ge".
Com contrato até dezembro deste ano, Felipe Melo revelou que deve encerrar a carreira ao final de 2025. Aos 41 anos, o jogador já contou que pretende seguir a carreira de treinador, mas parece abrir um novo horizonte como empresário ao buscar a compra do Americano. A participação do zagueiro aconteceria juntamente a um grupo de empresários, mas sem papel de gerência na equipe de Campos dos Goytacazes.
Essa não seria a primeira experiência dele como gestor. Quando ainda defendia o Palmeiras, em 2017, Felipe assumiu de forma temporária o comando do Palm Beach Suns FC, dos Estados Unidos, em parceria com a Next Academy — o clube participava da liga de desenvolvimento de jovens talentos. No entanto, logo depois, o jogador saiu do projeto.
Um dos capitães do Fluminense, Felipe Melo busca participação em SAF do Americano (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
Quando Felipe Melo fará parte da SAF?
A negociação entre o Americano e o grupo de empresários, ao que Felipe Melo se associou, ainda depende de trâmites burocráticos — o clube de Campos iniciou o processo para se tornar SAF em 2023. Atualmente, a Ferj cobra uma taxa de R$500 mil para clubes da Série A do Carioca que queiram adotar este modelo. O Americano está na Série A2 (equivalente a segunda divisão), mas se encaixa como time da elite do estadual.