O Mubadala Capital, fundo de investimento dos Emirados Árabes que pretende investir no futebol brasileiro, enviou uma nova proposta aos clubes da Libra. A informação foi dada inicialmente pelo ge.globo e confirmada pelo Lance! Biz.
O plano reformulado consiste em fundar uma agência para comandar a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025. Os clubes da Libra teriam 50% desta empresa e o fundo ficaria com a outra metade.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
A agência a ser criada teria exclusividade para comercializar os direitos de transmissão dos membros da Libra por 25 anos, entre 2025 e 2049.
Para atrair os clubes, o Mubadala Capital garante que a receita anual será de pelo menos R$ 1,4 bilhão, caso a Libra tenha nove clubes na Série A. O valor da garantia mínima varia de acordo com a quantidade de times (veja abaixo).
➡️ Qual o tamanho do abismo financeiro entre Manchester City e Fluminense?
Para que serve a garantia mínima?
A garantia mínima serve como uma forma de proteção aos clubes. Caso a agência não consiga vender os direitos de transmissão pelo valor "prometido", ela terá que aportar a diferença para alcançar a garantia mínima aos clubes.
Como seria a divisão da receita?
De acordo com o ge.globo, os clubes receberiam o valor integral no primeiro ciclo de três anos, de 2025 a 2027. A partir do segundo ciclo de negociação, o Mubadala propõe ficar com 5% dos direitos de transmissão.
➡️ Mundial paga premiação menor que Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores; veja valores
Quais são os clubes da Libra?
A Libra foi fundada em maio de 2022 por sete clubes: Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo. O bloco teve adesões e saídas nos últimos meses e conta atualmente com 18 equipes. O último a aderir foi o Paysandu.
Clubes da Libra (18): ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Paysandu, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.
Libra tem nova proposta do Mubadala Capital na mesa (Foto: Divulgação)