Nova tendência? Clube colombiano surpreende com patrocínio ‘ao avesso’ na camisa
Especialistas comentam ação curiosa do Deportivo Independiente Medellín, que retomou modelos usados na última década em parceria com patrocinador
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O Deportivo Independiente Medellín, da Colômbia, inovou em uma ação com um dos seus patrocinadores. Em uma partida diante do América de Cali, pelo Campeonato Colombiano, o clube colocou a logo da Gatorade ao contrário, do lado interno da camisa, para ser mostrada cada vez que os jogadores levantassem o uniforme durante o jogo.
Dessa forma, sempre que os atletas erguessem o tecido - tanto para celebrar um gol ou para enxugar o suor -, a estampa do patrocinador estaria visível e em destaque. O espaço, que é pouco explorado pelas marcas, já teve interessados no passado, mas estava em desuso desde então.
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- A ideia é interessante. No entanto, ao mesmo tempo em que pode representar uma nova receita ao clube, deve-se ter atenção com os patrocinadores já existentes na parte frontal do uniforme. Se o que está sendo vendido ao patrocinador é o movimento natural do atleta, excelente. O que não se deve fazer é estimular comemorações mostrando o verso da camisa, pois gerará um problema com os outros patrocinadores - comenta Fábio Wolff, especialista em marketing e sócio-diretor da Wolff Sports.
Um dos primeiros times a utilizar a propriedade foi o Getafe, da Espanha, que detinha o patrocínio da rede de fast food Burger King. Em 2009, empresa e clube decidiram que, além do patrocínio máster, um rei seria estampado internamente. Assim, cada vez que os jogadores levantassem a camisa, a “máscara” apareceria.
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- Explorar de forma criativa propriedades tradicionais do futebol tem sempre o potencial de chamar atenção e gerar conversas nas redes sociais. No futebol brasileiro recentemente tivemos a placa gandula do Mercado Livre que também chamou atenção e a Gatorade agora consegue contextualizar de forma brilhante a ocasião de consumo do seu produto que está ligada ao suor e à atividade física. Vale realçar que tal ação só funciona com o engajamento e participação dos jogadores - ressalta Ivan Martinho, professor de marketing esportivo na ESPM.
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Outro caso parecido aconteceu em 2013, com o Barcelona. O time catalão fechou uma parceria com a empresa de tecnologia Intel para ter no verso de sua camisa a marca “Look Inside” (olhe para dentro), em uma alusão ao local onde seria colocada a logo. O mote da campanha era “o interior é o que conta”, fazendo uma referência aos chips - que ficam dentro de computadores - produzidos pela companhia.
- Ações disruptivas sempre ganham destaque no mundo da bola. Neste ano, por exemplo, nós realizamos, em parceria com o Grêmio, uma campanha contra o assédio, em que colocamos a camisa de número 0 para ser utilizada pela primeira vez na história do futebol brasileiro, gerando grande repercussão. Portanto, é importante apostar em ativações desse tipo. Em um meio tão tradicional quanto o futebol, a criatividade gera uma visibilidade muito grande e, consequentemente, aumenta o engajamento dos fãs - ressalta Bruno Brum, sócio e CMO da agência End to End.
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