menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Nova tendência? Clube colombiano surpreende com patrocínio ‘ao avesso’ na camisa

Especialistas comentam ação curiosa do Deportivo Independiente Medellín, que retomou modelos usados na última década em parceria com patrocinador

WhatsApp-Image-2024-05-13-at-15.14.51-aspect-ratio-512-320

Marca do patrocinador na parte interna da camisa do DIM (Foto: Divulgação/@islatheagency)

Lance! - 13/05/2024 - 15:33

Lance! - 13/05/2024 - 15:33

O Deportivo Independiente Medellín, da Colômbia, inovou em uma ação com um dos seus patrocinadores. Em uma partida diante do América de Cali, pelo Campeonato Colombiano, o clube colocou a logo da Gatorade ao contrário, do lado interno da camisa, para ser mostrada cada vez que os jogadores levantassem o uniforme durante o jogo.

Dessa forma, sempre que os atletas erguessem o tecido - tanto para celebrar um gol ou para enxugar o suor -, a estampa do patrocinador estaria visível e em destaque. O espaço, que é pouco explorado pelas marcas, já teve interessados no passado, mas estava em desuso desde então.

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

- A ideia é interessante. No entanto, ao mesmo tempo em que pode representar uma nova receita ao clube, deve-se ter atenção com os patrocinadores já existentes na parte frontal do uniforme. Se o que está sendo vendido ao patrocinador é o movimento natural do atleta, excelente. O que não se deve fazer é estimular comemorações mostrando o verso da camisa, pois gerará um problema com os outros patrocinadores - comenta Fábio Wolff, especialista em marketing e sócio-diretor da Wolff Sports.

Um dos primeiros times a utilizar a propriedade foi o Getafe, da Espanha, que detinha o patrocínio da rede de fast food Burger King. Em 2009, empresa e clube decidiram que, além do patrocínio máster, um rei seria estampado internamente. Assim, cada vez que os jogadores levantassem a camisa, a “máscara” apareceria.

➡️ Faça as suas apostas na Libertadores 2024: quem será o campeão? Vem pro Lance! Betting!

- Explorar de forma criativa propriedades tradicionais do futebol tem sempre o potencial de chamar atenção e gerar conversas nas redes sociais. No futebol brasileiro recentemente tivemos a placa gandula do Mercado Livre que também chamou atenção e a Gatorade agora consegue contextualizar de forma brilhante a ocasião de consumo do seu produto que está ligada ao suor e à atividade física. Vale realçar que tal ação só funciona com o engajamento e participação dos jogadores - ressalta Ivan Martinho, professor de marketing esportivo na ESPM.

➡️ Cabe no futebol brasileiro? Veja salário de Vitor Roque no Barcelona

Outro caso parecido aconteceu em 2013, com o Barcelona. O time catalão fechou uma parceria com a empresa de tecnologia Intel para ter no verso de sua camisa a marca “Look Inside” (olhe para dentro), em uma alusão ao local onde seria colocada a logo. O mote da campanha era “o interior é o que conta”, fazendo uma referência aos chips - que ficam dentro de computadores - produzidos pela companhia.

- Ações disruptivas sempre ganham destaque no mundo da bola. Neste ano, por exemplo, nós realizamos, em parceria com o Grêmio, uma campanha contra o assédio, em que colocamos a camisa de número 0 para ser utilizada pela primeira vez na história do futebol brasileiro, gerando grande repercussão. Portanto, é importante apostar em ativações desse tipo. Em um meio tão tradicional quanto o futebol, a criatividade gera uma visibilidade muito grande e, consequentemente, aumenta o engajamento dos fãs - ressalta Bruno Brum, sócio e CMO da agência End to End.

Deportivo Independiente Medellín

Marca do patrocinador na parte interna da camisa do DIM (Foto: Divulgação/@islatheagency)

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

circulo com pontos dentroTudo sobre

Relacionados

Mais Notícias

Ver Mais
email icon

Sucesso!

Em breve, você receberá as últimas atualizações com notícias sobre o mundo dos esportes, no seu e-mail.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!