O impacto de Lionel Messi no futebol dos Estados Unidos não ficou restrito ao que acontece dentro de campo. Da audiência à bilheteria, os números provam a importância da chegada do craque argentino para os negócios ligados à Major League Soccer (MLS).
Um dos principais beneficiados foi a Apple, que comprou os direitos de transmissão da liga norte-americana por 10 anos. De acordo com Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da empresa, as partidas do Inter Miami tiveram uma audiência média de 1 milhão de pessoas após a chegada de Messi.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Este é um número signigicativo quando se considera que o MLS Season Pass - o pay-per-view da Apple - está na primeira temporada e que os jogos da MLS tiveram uma média de 343 mil espectadores na última temporada.
A internacionalização da MLS também foi impulsionada com Messi. Segundo Cue, a Apple viu aumentos significativos nas assinaturas do Season Pass na Argentina e no Brasil, por exemplo, imediatamente após a contratação do astro. O interesse também aumentou no México e na Europa.
➡️ Quem tem a maior fortuna: Messi ou Cristiano Ronaldo?
Nuestro capitán y nuestro jugador más valioso del 2023: Leo Messi ???? pic.twitter.com/dlddgAh6EO
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) November 12, 2023
E o impacto no Inter Miami?
O diretor de negócios do Inter Miami, Xavi Asensi, também falou sobre o imenso impacto de Messi no futuro do clube. De acordo com ele, a franquia está projetando US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) em receitas para 2024 – mais que o triplo do que fazia antes da chegada de Messi.
➡️ Messi supera Cristiano Ronaldo e lidera ranking de atletas com maior influência em marketing
A equipe também viu um aumento de 1.215% nas solicitações de ingressos para a temporada de 2024, mesmo com o preço dobrando em relação ao ano anterior.
Messi com a camisa do Inter Miami, dos Estados Unidos (Foto: Megan Briggs/AFP)