menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Vasco impulsiona receitas com apoio da torcida e prevê ‘melhor ano comercial da história’

De volta à Série A, SAF busca valorizar marca vascaína no mercado e atrai novos patrocinadores

53203463422_ed9cd98af2_h-aspect-ratio-512-320

Engajamento da torcida é um dos principais trunfos do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Lance! - 09/10/2023 - 07:40

Lance! - 09/10/2023 - 07:40

O projeto de recuperação do Vasco com a SAF passa pelo investimento em estrutura e refoços, mas também pela valorização da marca. Enquanto o time ainda busca melhores resultados em campo, o ano de 2023 vem sendo positivo do ponto de vista comercial.

Sob nova administração, o Cruz-Maltino passou a ter uma imagem mais atrativa para o mercado e tem conseguido maximizar as oportunidades de geração de receita. As mudanças são impulsionadas por fatores que já existiam e seguem em alta: o engajamento da torcida e as ações sociais.

+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!

Uniforme de R$ 60 milhões

O Vasco conta atualmente com seis patrocinadores no uniforme. O acordo mais recente foi com a Intermac, seguradora que expõe a marca abaixo de um dos ombros, na parte frontal da camisa. A lista já contava com Kappa (fornecimento de material esportivo), Pixbet (máster), Banco Bmg (costas), Mercado Bitcoin (mangas) e Vrauu Energy Drink (barra traseira da camisa).

Os acordos, somados, rendem um valor anual próximo a R$ 60 milhões aos cofres do clube. A informação foi dada pela Máquina do Esporte e confirmada pelo Lance! Biz.

O Vasco sempre foi pioneiro em ações sociais no futebol brasileiro. Nesta temporada, conseguimos traduzir o movimento das Camisas Negras no terceiro uniforme. Desde a chegada da SAF, essa foi a camisa mais vendida, com dois lotes esgotados ainda na pré-venda. Com os contratos de patrocínio vigentes, o clube tem uma das camisas mais valorizadas da história, estabelecendo acordos com empresas importantes do mercado para fechar 2023 como o melhor ano comercial da história do clube
Caetano Marcelino, Chief Revenue Officer do Vasco SAF, ao Lance!
O objetivo da SAF é profissionalizar a gestão, melhorar processos, organizar o clube em todos os sentidos. O selo da SAF tende a fazer com que as empresas tenham um olhar diferente ao clube, ou seja, de maior probabilidade de investimento
Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo <br>

Engajamento da torcida

O trabalho de reaproximação com o torcedor é um dos focos do Vasco fora de campo. E os resultados estão aparecendo mesmo com a fase ruim no Brasileirão. Nas redes sociais, a torcida vascaína se mostrou presente e engajada nas campanhas para a liberação de São Januário e a contratação de Payet, por exemplo.

- O torcedor sempre deve ser o centro de tudo, quanto mais o conhecemos, mais forte pode ser a conexão na criação de qualquer frente. Ao longo de uma temporada, a instituição passa por vários momentos, e é de extrema importância fazer uma boa leitura e transformar a real conexão em receita. Uma boa escuta do principal ativo, que é o torcedor, pode trazer benefícios inimagináveis - afirma Renê Salviano, CEO da Heatmap, agência especializada em marketing e patrocínio.

vasco camisa 3

Vasco lança terceiro uniforme em homenagem aos Camisas Negras (Foto: Alessandra Lima/Movedby)

Ações sociais seguem em alta

Outro bom exemplo do sucesso comercial vem do do lançamento da coleção “Camisas Negras”. Lançada em setembro e esgotada no site oficial do clube, a camisa simboliza a luta histórica do Vasco contra o racismo, que existe há mais de 100 anos e segue sendo valorizada na SAF.

- Uma das principais responsabilidades de uma instituição é devolver em transformação social tudo aquilo que o torcedor proporcionou ao longo de décadas. Ao fazer isto de verdade, indiretamente cria conexões com a torcida e também com marcas que querem este posicionamento. Sabemos que tem aumentado exponencialmente o número de pessoas e marcas que querem estar perto de instituições que tratam de verdade o assunto ESG - explica Renê Salviano.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados

Mais Notícias

Ver Mais
email icon

Sucesso!

Em breve, você receberá as últimas atualizações com notícias sobre o mundo dos esportes, no seu e-mail.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!