O projeto de recuperação do Vasco com a SAF passa pelo investimento em estrutura e refoços, mas também pela valorização da marca. Enquanto o time ainda busca melhores resultados em campo, o ano de 2023 vem sendo positivo do ponto de vista comercial.
Sob nova administração, o Cruz-Maltino passou a ter uma imagem mais atrativa para o mercado e tem conseguido maximizar as oportunidades de geração de receita. As mudanças são impulsionadas por fatores que já existiam e seguem em alta: o engajamento da torcida e as ações sociais.
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Uniforme de R$ 60 milhões
O Vasco conta atualmente com seis patrocinadores no uniforme. O acordo mais recente foi com a Intermac, seguradora que expõe a marca abaixo de um dos ombros, na parte frontal da camisa. A lista já contava com Kappa (fornecimento de material esportivo), Pixbet (máster), Banco Bmg (costas), Mercado Bitcoin (mangas) e Vrauu Energy Drink (barra traseira da camisa).
Os acordos, somados, rendem um valor anual próximo a R$ 60 milhões aos cofres do clube. A informação foi dada pela Máquina do Esporte e confirmada pelo Lance! Biz.
Quando vestimos nossas #CamisasNegras, com o peito cheio de orgulho;
— Vasco da Gama (@VascodaGama) September 16, 2023
Vejo o Vasco do passado, presente e futuro – pronto para lutar. ✊????????#VascoDaGama pic.twitter.com/syNl0TVkqG
Engajamento da torcida
O trabalho de reaproximação com o torcedor é um dos focos do Vasco fora de campo. E os resultados estão aparecendo mesmo com a fase ruim no Brasileirão. Nas redes sociais, a torcida vascaína se mostrou presente e engajada nas campanhas para a liberação de São Januário e a contratação de Payet, por exemplo.
- O torcedor sempre deve ser o centro de tudo, quanto mais o conhecemos, mais forte pode ser a conexão na criação de qualquer frente. Ao longo de uma temporada, a instituição passa por vários momentos, e é de extrema importância fazer uma boa leitura e transformar a real conexão em receita. Uma boa escuta do principal ativo, que é o torcedor, pode trazer benefícios inimagináveis - afirma Renê Salviano, CEO da Heatmap, agência especializada em marketing e patrocínio.
Vasco lança terceiro uniforme em homenagem aos Camisas Negras (Foto: Alessandra Lima/Movedby)
Ações sociais seguem em alta
Outro bom exemplo do sucesso comercial vem do do lançamento da coleção “Camisas Negras”. Lançada em setembro e esgotada no site oficial do clube, a camisa simboliza a luta histórica do Vasco contra o racismo, que existe há mais de 100 anos e segue sendo valorizada na SAF.
- Uma das principais responsabilidades de uma instituição é devolver em transformação social tudo aquilo que o torcedor proporcionou ao longo de décadas. Ao fazer isto de verdade, indiretamente cria conexões com a torcida e também com marcas que querem este posicionamento. Sabemos que tem aumentado exponencialmente o número de pessoas e marcas que querem estar perto de instituições que tratam de verdade o assunto ESG - explica Renê Salviano.