menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Meu primeiro 23 de outubro sem Rei Pelé

Caso estivesse vivo, Rei do Futebol estaria completando 83 anos neste 23 de outubro de 2023

pele-divulgacao-santos-aspect-ratio-512-320
imagem cameraPelé é um ídolo dentro e fora do mundo do futebol (Foto: Acervo)
Avatar
Joe Fraga
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/10/2023
14:14
Atualizado em 23/10/2023
21:15

  • Matéria
  • Mais Notícias

Escrever essa coluna foi um grande desafio pessoal para mim. Por outro lado, não houve absolutamente nada de desafiador quando tive a oportunidade de trabalhar ao lado e administrar a carreira de um dos maiores atletas da história do esporte e mais importante: um ser humano incrível. Foram tantos os anos de cumplicidade ao lado do Rei, que era um ídolo, um mentor, e acima de tudo, um grande amigo. Eu dou muito valor a esses anos que oportunizaram a criação do nosso vínculo. É inegável que neste texto, que escrevo para marcar o primeiro aniversário sem ele, será impossível resumir tudo o que ele significa para mim. Menos ainda, para cada um de nós. No entanto, eu farei o meu melhor.

Edson adorava comemorar os seus aniversários. As homenagens sempre começavam por volta da meia-noite, vindas de todo o planeta. As ligações, WhatsApp e mensagens de texto, e-mails e postagens - ele apreciava cada um deles. Em casa ou onde quer que estivesse, ele adorava estar rodeado de seus familiares e amigos. Ele dava preferência para comemorações simples, mas muito felizes, nos últimos anos. Nem sempre foi assim, pois tenho lembranças da celebração global que a FIFA organizou para comemorar o seu 50º aniversário. E mais tarde, aos 80 anos, em vários fusos horários através das redes sociais, a sua reação foi maravilhosa quando viu tudo o que tínhamos preparado para ele durante a pandemia global que o manteve em casa.

Hoje, por outro lado, será muito atípico. A manhã será mais tranquila no Guarujá, em Santos, no Brasil e em todo o mundo.

Mesmo assim, precisamos continuar celebrando Edson. Hoje muitos vão relembrar a importância de Pelé para o futebol, para o seu país e em geral. No entanto, nos tempos atuais, precisamos de continuar a dar voz aos seus ensinamentos sobre a paz, sobre o fim das guerras. Precisamos fazer eco das suas palavras sobre o combate à fome e à pobreza. E, em particular, sobre a sua preocupação com a educação e proteção das crianças pequenas. Tenho certeza de que era isso que ele gostaria.

Ele não era apenas um gênio incomparável em campo. Mas também, um humanitário incansável. Uma alma gentil com um coração enorme. Por esses motivos e muitos outros, celebrar a vida desse gênio hoje é tão importante. Edson se despediu, mas Pelé é eterno.

Eu sabia que esse primeiro aniversário sem ele seria diferente. No entanto, enquanto escrevo esta coluna para homenageá-lo à minha maneira, sorrio e rio de algumas das boas lembranças que tenho com ele nesta data (e em muitas outras).

Feliz Aniversário Edson, Rei Pelé.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias