O impacto da contratação de Messi nos negócios do Inter Miami e da MLS
Chegada do craque argentino é vista como crucial para valorização do futebol norte-americano
- Matéria
- Mais Notícias
Ainda vai demorar um tempo para Lionel Messi estrear com a camisa do Inter Miami, mas o anúncio da contratação já trouxe impactos imediatos para os negócios do clube e da Major League Soccer (MLS).
Relacionadas
Destaques:
- Inter Miami vê número de seguidores aumentar em 580% após o anúncio oficial;
- Contratação impacta preço dos ingressos de toda a MLS;
- Especialistas comentam ao L! tamanho da contratação pelo ponto de vista dos negócios.
Crescimento no número de seguidores
O primeiro efeito da contratação de Lionel Messi foi o aumento do número de seguidores nas redes sociais do Inter Miami. Em poucas horas, a conta oficial da franquia no Instagram saltou de 1 milhão para 3 milhões de seguidores. Até a tarde desta sexta-feira, dois dias depois do anúncio, o perfil já contava com 6,8 milhões - um crescimento de 580%.
Agora, o Inter Miami tem mais seguidores no Instagram do que qualquer franquia da NFL (futebol americano), MLB (baseball), NHL (hóquei) e da própria MLS. O New England Patriots, por exemplo, tem 4,9 milhões de seguidores. Os tradicionais Dallas Cowboys e New York Yankees também aparecem atrás com 4,5 milhões e 3,2 milhões de seguidores, respectivamente.
+ Taxa de expansão da MLS dispara e indica valorização dos negócios nos EUA; entenda motivos
'Boom' no preço de ingressos
A contratação de Lionel Messi também deve gerar um impacto na média de público da MLS. Desde o anúncio na última quarta-feira, é possível observar um aumento imediato na procura pelos jogos do Inter Miami, seja como mandante ou como visitante.
Uma consequência é a alta no preço dos ingressos. Um exemplo é a partida do Inter Miami contra o Cruz Azul (MEX), pela Leagues Cup, que deve marcar a estreia do argentino em solo norte-americano. Antes do anúncio, o valor médio do ingresso era US$ 24 (R$ 117). Após a confirmação, o preço médio passou a ser de US$ 521 (R$2.558) - uma inflação de mais de 2.000%.
A alta procura, inclusive, pode fazer com que as franquias da MLS levem as partidas contra Inter Miami para estádios maiores, com o objetivo de maximizar a receita de bilheteria.
Opinião dos especialistas ao Lance!
- Além do Messi ser uma marca global, acho que traz também a questão técnica. Por mais que esteja no final da carreira, ainda sim vai agregar muito tecnicamente para o time e para a competição como um todo. Acho que a MLS é um parâmetro de organização de negócios para o mundo inteiro. Isso já é bem visto. Porém, falta ainda sim um olhar do mundo para que ela possa ter condições financeiras de ter os principais atletas. E o Messi traz um pouco desse novo olhar para a competição. É momento de capitalizar isso, criar novos fãs e rejuvenescer a base. Tenho certeza que os americanos farão isso da melhor forma - comenta Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.
+ Impulsionada pela Copa 2026, MLS mostra força comercial e terá mais de 30 patrocinadores
- No futebol, toda as decisões contém riscos, principalmente as mais ousadas e que envolvem um investimento elevado, já que o esporte é dinâmico e imprevisível. No entanto, nesse caso, o retorno em termos de visibilidade são instantâneos, haja vista que, em menos de 24 horas, o Inter Miami aumentou em 5 vezes o seu número de seguidores no Instagram e isto é apenas um pequeno indicador da força deste superatleta. É importante lembrar que contratos deste tipo devem envolver possibilidades que excedem a entrega do atleta em campo, como os direitos de uso de imagem, produtos licenciados, ações de experiência e novos negócios, como NFT’s e outras inovações que podem surgir dentro do seu período de contrato - afirma Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) June 7, 2023
Aumento da visibilidade global
Por fim, a chegada de Messi vai aumentar a visibilidade global da MLS. Como consequência, a liga norte-americana poderá gerar novas receitas com a venda de produtos e, especialmente, do MLS Season Pass, pacote de pay-per-view na Apple TV+. Os preços atualmente são de US$ 14,99 por mês ou US$ 99 por temporada.
Com a atenção dos fãs ao redor do planeta, a MLS também pode se beneficiar com novos - e mais lucrativos - acordos de patrocínio, por exemplo. Outros impactos a longo prazo podem ser o aumento do interesse por parte de investidores e a valorização de todas as franquias da liga, que já tem 18 representantes entre os 50 clubes mais valiosos do mundo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias