O crescimento do futebol feminino no Brasil não acontece apenas dentro das quatro linhas, mas também na área dos negócios. Nunca a modalidade teve tantos patrocinadores reunindo clubes, entidades esportivas e conglomerados televisivos. Abaixo, o LANCE! apresenta números e explica a importância deste novo cenário.
Atual campeão da Libertadores feminina, o Palmeiras é um exemplo deste crescimento. Em 2022, o clube anunciou cinco contratos de patrocínio para o futebol feminino, sendo o último nesta quarta-feira com a Allianz Seguros. Antes, o departamento de marketing do Verdão já havia fechado acordos com a Betfair, a Cimed, o Cartão de TODOS e as Pernambucanas.
- Podemos observar que há mais interesse das companhias em apoiar as equipes de futebol feminino. A modalidade está entrando no radar das grandes empresas e conseguimos assistir ao desenvolvimento dentro e fora das quatro linhas. Esse crescimento da categoria não é apenas algo momentâneo, é algo que veio para ficar - disse Armênio Neto, especialista em geração de receitas na indústria esportiva.
Flamengo, Corinthians, Atlético-MG e Internacional são outros clubes que fecharam acordos de patrocínio para o futebol feminino nos últimos meses. Para Fabio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, a solidificação comercial da categoria impulsiona os investimentos dos times no esporte.
Palmeiras anunciou novo patrocínio para time feminino (Foto: Divulgação)
- Por conta do fortalecimento do futebol feminino, observamos um grande número de companhias interessadas em apoiar a categoria. Essas parcerias conquistadas pela modalidade impulsionam o desenvolvimento do esporte dentro e fora de campo. Grande exemplo disso é a quantidade de novos acordos sendo celebrados por equipes do futebol brasileiro.
A última edição da Copa Libertadores feminina, vencida pelo Palmeiras em cima do Boca Juniors, quebrou o recorde de marcas estampadas nas camisas dos clubes. Ao todo, foram 98 patrocinadores entre as 16 agremiações participantes .Se até alguns anos atrás era impossível imaginar que empresas pudessem anunciar nas equipes femininas, hoje os espaços estão concorridos em razão da procura e exposição que esses uniformes têm no cenário internacional.