O Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF está definido para 2024. A entidade ainda não publicou a lista de forma oficial, mas, com o fim do Brasileirão, é possível saber a pontuação e posição atualizada de cada time. O cálculo foi feito pela Pluri, em parceria com o Lance! Biz.
Mesmo sem ter conquistado títulos em 2023, o Flamengo continua na liderança pelo quarto ano seguido. O Palmeiras, campeão brasileiro, segue na segunda colocação e encostou no rival rubro-negro. A novidade no top-3 é o São Paulo, campeão da Copa do Brasil, que ganha duas posições.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Principais destaques do RNC 2024:
➤ Palmeiras reduz vantagem do Flamengo de 2.752 para 1.306 pontos;
➤ São Paulo ultrapassa Athletico-PR e Atlético-MG e assume a terceira posição;
➤ Corinthians supera Fluminense e Fortaleza, saltando de oitavo para sexto lugar;
➤ Rebaixado, Santos cai três posições. Tendência é cair ainda mais no Ranking de 2025;
➤ Mesmo rebaixado, América-MG sobe duas posições e fica na frente de gigantes da Série A.
➤ Ituano e Mirassol sobem dez e nove posições, respectivamente. Figueirense perde oito colocações.
Como é calculado o ranking de clubes da CBF?
O RNC estabelece uma classificação técnica entre os clubes do futebol brasileiro, com base no desempenho das equipes em competições nacionais - Brasileirão e Copa do Brasil - nos últimos cinco anos. O desempenho na Libertadores e nos estaduais, portanto, não é considerado.
Os pesos são atribuídos e convertidos em pontuação, com os pontos da temporada mais recente multiplicado por cinco, e da mais antiga, multiplicado por um. Clique aqui para ver os critérios detalhados.
➡️ Veja quanto cada time deve receber de premiação no Brasileirão 2023
Para que serve o ranking de clubes da CBF?
Até 2023, o ranking de clubes era usado pela CBF para distribuir dez vagas para a Copa do Brasil. A partir da edição de 2024, o procedimento será diferente, mas a lista seguirá sendo relevante no cenário nacional.
Isso porque o RNC serve como base para o Ranking Nacional de Federações (RNF), onde os pontos de todos os clubes de todas as federações são somados. É através deste ranking de federações que a CBF distribuirá as vagas da Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde e Série D.
➡️ Mais ricos da Fórmula 1, Hamilton e Verstappen ganham, juntos, menos que Cristiano Ronaldo
Além disso, o ranking de clubes será usado na separação dos potes da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde, por exemplo.
A divulgação oficial do RNC e RNF será feita pela CBF nos próximos dias.
Flamengo e Palmeiras dominam ranking da CBF nos últimos anos (Foto: Alexandre Durao/Zimel Press/Gazeta Press)