Real Madrid renova acordo de patrocínio máster até 2026
Clube anuncia renovação com a Emirates e parceria irá completar 15 anos. Valores podem chegar R$ 360 milhões por temporada
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O Real Madrid anunciou, nesta sexta-feira, a renovação de contrato de patrocínio com a companhia aérea Emirates. A empresa dos Emirados Árabes Unidos seguirá como patrocinadora máster do clube espanhol até 2026.
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De acordo com a imprensa espanhola, o Real Madrid receberá um mínimo de € 50 milhões por ano (R$ 256,9 milhões na cotação atual), podendo chegar a € 70 milhões (R$ 359,7 milhões). Os valores são semelhantes ao vínculo anterior.
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A Emirates é parceira do Real Madrid desde 2011. Nas duas primeiras temporadas, a companhia era patrocinadora global e se tornou a principal patrocinadora do clube em 2013.
O primeiro contrato de patrocínio máster foi válido por cinco temporadas, entre 2013 e 2018. Em seguida, as partes renovaram até o fim da temporada 2021/22 e, em abril deste ano, assinaram um acordo curto, até o meio de 2023.
Durante os 11 anos de parceria, Real Madrid e Emirates alcançaram grande sucesso e conquistaram 22 títulos, incluindo 5 Champions League com a marca na camisa do time da capital espanhola.
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Real Madrid aposta na força comercial
Além da Emirates, o Real Madrid tem a Adidas como sua outra grande parceira comercial. O atual acordo com a marca alemã é válido até 2027/2028 e rende cerca de € 115 milhões (cerca de R$ 607 milhões) por temporada. O valor abrange pagamentos, fornecimento de material esportivo e investimento em marketing.
Ao todo, o time profissional masculino do Real tem 29 patrocinadores oficiais, distribuídos em três categorias: principais, globais e regionais. Entre as marcas parceiras, além de Emirates e Adidas, estão BMW, Nivea, Coca-Cola, Adobe, Cisco e Sofftek, por exemplo.
O Real Madrid recebeu cerca de € 231 milhões (R$ 1,2 bilhão) em receitas de patrocínio e licenciamento na última temporada (2021/22) - uma queda de 17% em relação ao ano anterior. A previsão para 2022/23 é que as receitas totais de marketing alcancem a € 339 milhões (R$ 1,8 bilhão).
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