menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Sites de apostas dominam mercado de patrocínio máster no futebol brasileiro; veja raio-X

Ao todo, 21 dos 36 clubes analisados no estudo têm sites de apostas expostos no espaço mais nobre do uniforme

Bola do Brasileirão
imagem cameraFutebol brasileiro presencia domínio de casa de apostas (Foto: Divulgação/CBF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 05/04/2023
14:38
Atualizado em 06/04/2023
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Um levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao LANCE!, destrinchou o quadro de patrocínios dos principais clubes brasileiros em 2023. Apesar de não liderar o ranking em volumes de marcas, o setor de apostas domina o espaço máster dos uniformes neste início de temporada.

Para realizar esta análise, foram selecionados 36 clubes brasileiros, a partir de critérios como tamanho de torcida e receitas anuais (veja a lista ao fim da matéria). Os dados foram coletados até meados de março. Assim, patrocínios anunciados nas últimas semanas não foram considerados.

+ Ranking de patrocínio: veja os clubes da Série A com mais marcas no uniforme

Ao todo, 21 dos 36 clubes analisados no estudo têm sites de apostas como patrocinadores máster - quase 60% do total. Com quatro clubes cada, Betnacional e Pixbet são as marcas mais presentes nesta propriedade. Estrela Bet e Esportes da Sorte aparecem em seguida com três clubes cada.

Na Série A, são 12 clubes com casas de apostas como patrocinadores máster (veja a lista abaixo). O domínio fica ainda mais claro na comparação com outros segmentos. O segundo setor com mais presença no mercado de patrocínio máster é o de finanças, com apenas seis clubes.

Cabe destacar que o espaço máster é a propriedade mais cara dos uniformes dos times. Os sites de apostas, portanto, são a principal fonte de receita em patrocínios da maioria dos clubes brasileiros. Este fato explica a movimentação nos bastidores em torno do processo de regulamentação do setor - leia mais aqui.

+ Exclusivo L!Biz: veja as empresas mais presentes nos uniformes dos clubes brasileiros

Fluminense x Vasco
Fluminense e Vasco têm patrocínios máster de apostas (Foto: Divulgação)

A última casa de apostas a chegar no mercado de patrocínio foi a Novibet. A empresa fechou um acordo com o Fortaleza e será a patrocinadora máster do Tricolor de Aço até o fim de 2024. O espaço era ocupado anteriormente pela Zenir, empresa de móveis e eletrodomésticos.

- O mercado brasileiro é concorrido, mas não vemos apenas como uma competição (com outros sites de apostas). Estamos aqui para apoiar o Fortaleza e o esporte brasileiro. Nosso foco é dar mais opções aos consumidores. Somos uma empresa tecnológica e queremos tornar a experiência do usuário cada vez melhor. É por isso que vamos caminhar lado a lado com o time e a torcida do Fortaleza - disse Christoforos Bozatzidis, CMO da empresa, ao L!.

Patrocínios máster de sites de apostas na Série A:

Botafogo - Parimatch
Cruzeiro - Betfair
São Paulo - Sportsbet.io
Vasco - Pixbet
Fluminense - Betano
Fortaleza - Novibet
Bahia - Esportes da Sorte
Athletico-PR - Esportes da Sorte
Atlético-MG - Betano
Santos - Pixbet
América-MG - Estrela Bet
Goiás - Esportes da Sorte

Fortaleza e Novibet
Novibet é mais uma casa de apostas como patrocinador máster (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza)

RAIO-X DE OUTRAS PROPRIEDADES DO UNIFORME:

Fornecedores de material esportivo

Entre os fornecedores de material esportivo, a Umbro lidera a lista com oito times: Athletico-PR, Avaí, Chapecoense, Cuiabá, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport. Adidas e Volt, com cinco clubes cada, também apresentaram destaque

Volume de marcas por setor

Analisando os setores que dominaram os patrocínios do futebol o segmento "alimentos" foi o de maior volume nos clubes analisados pela Pluri: são 15 marcas desde setor em 2023. O mercado de apostas aparece em seguida com 14 empresas diferentes.

Mangas

Dentre os 36 clubes analisados, apenas nove não têm patrocinadores expostos nas mangas do uniforme. Apenas a Vero, empresa no mercado de adquirência de cartões de crédito, investe em mais de um clube nesta propriedade e aparece nas mangas de Internacional e Grêmio. 

Costas

Atualmente, 75% dos clubes têm patrocínios regulares nesta propriedade. Champion, com Avaí, Bahia, Náutico e Sport, é a empresa mais presente no espaço superior das costas. Em seguida, aparecem Banrisul, Banpará e Brisanet com dois clubes cada.

Os 36 clubes analisados na pesquisa da Pluri Consultoria

Série A: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.

Série B: Atlético-GO, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Guarani, Juventude, Ponte Pedro, Sport, Vila Nova e Vitória.

Outros: Náutico, Paraná, Paysandu, Remo e Santa Cruz.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias