As torcidas de Bahia e Fortaleza têm comparecido em grande número aos estádios em 2023. De acordo com levantamento da Pluri Consultoria, em parceria com o Lance! Biz, os times estão no topo no ranking de maiores médias de público das regiões Norte e Nordeste.
A análise leva em consideração as partidas com mando de campo dos clubes em todas as competições (nacionais, internacionais, regionais e estaduais) até o fim de julho. O cálculo do público pagante desconsidera torcedores que assistem aos jogos por meio de gratuidades e cortesias.
+ Maracanã é o segundo estádio com mais jogos no Brasil em 2023; veja ranking
Representantes do Nordeste na Série A
✔️ De volta à Série A e com a novidade da SAF, o Bahia tem empolgado os seus torcedores. O Tricolor leva, em média, 31.168 pagantes por jogo e é o líder de público entre os times dessas regiões do país.
✔️ O número é tão expressivo que o clube baiano aparece na sexta posição no ranking de público nacional em 2023, apenas atrás de times do eixo Rio-São Paulo.
+ Ranking de público do futebol brasileiro: os clubes com maiores médias em 2023
✔️ Outro representante do Nordeste na Série A, o Fortaleza também tem dado um show nas arquibancadas e está em segundo na lista. O Tricolor do Pici mobilizou 781.151 torcedores em 28 jogos como mandante em 2023, o que corresponde uma média de 27.898 pagantes por partida.
Torcida do Fortaleza na Arena Castelão (Karim Georges/Fortaleza)
✔️ A distância é bem expressiva para o terceiro colocado Ceará, que atrai, em média, 19.286 torcedores por jogo. O Vitória, também na Série B, completa o G4, com 13.197.
✔️ O primeiro time da região Norte na lista é o Remo. Mesmo na Série C, o Leão Azul atrai quase 13 mil pagantes por jogo. Confira o ranking completo abaixo:
Como é feito o cálculo de público pagante?
O cálculo de pagantes é feito da seguinte forma: somamos a quantidade de ingressos utilizados disponíveis no borderô do jogo que geraram renda ou subtraímos o público total pelos ingressos utilizados que estão zerados na arrecadação.