menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Treta com rival a ‘mini-doc’: Corinthians resgata Mundial de 2000 em nova campanha

Clube celebra os 25 anos da conquista no Maracanã e prepara uma série de ações digitais

Hugo-Souza-posa-com-jornal-que-relata-titulo-do-Mundial-de-Clubes-do-Corinthians–aspect-ratio-512-320
imagem cameraCampanha do Corinthians resgata título Mundial do clubes e 2000
Dia 27/04/2025
04:15

  • Matéria
  • Mais Notícias

"O dia que a loucura virou mundial". É assim que o Corinthians celebra o título do Mundial de Clubes de 2000, o primeiro conquistado pelo clube, e que completou 25 anos no mês de janeiro. E a comemoração do aniversário do troféu veio acompanhada de uma grande campanha de marketing e comercial do alvinegro, que envolve desde o lançamento do novo uniforme da equipe - apresentado oficialmente no sábado (26) - até a produção de um mini documentário que conta a história da conquista.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

O Mundial de Clubes de 2000 foi o primeiro reconhecido pela Fifa como parte das edições realizadas pela entidade, e teve Corinthians e Vasco na grande decisão, vencida pelo Timão nas penalidades por 4 a 3. A campanha e os projetos desenvolvidos foram assinados pela agência Wieden+Kennedy SP em parceria com a Ideal Axicom

O clube publicou um texto de divulgação da campanha e do novo uniforme, destacando o peso que o título tem para a história corintiana.

- A vitória conquistada no Maracanã, diante de mais de 73 mil torcedores, foi um marco não apenas para o clube, mas para todo o futebol nacional. Naquele dia em que a loucura virou mundial, o Corinthians se tornou o primeiro time brasileiro a erguer a taça de campeão mundial reconhecida pela entidade máxima do futebol, consolidando sua grandeza em nível global - celebra o clube.

continua após a publicidade

Entre as ações que envolvem esse marco, estão os uniformes da temporada. O primeiro, com o predomínio do branco, faz menção ao design levado na camisa que o time usou no Mundial. O padrão segue o mesmo daquela temporada, branco com as mangas pretas, além do escudo centralizado e a marca do fornecedor, que neste caso é a Nike, logo acima. No ano 2000, o Corinthians era patrocinado pela marca argentina Topper.

Para iniciar a campanha, o Corinthians fez uma sessão de fotos com atletas dos elencos masculino e feminino que, além de exibirem detalhes das camisas, "contam a história" do campeonato. Isso proque os atletas, como Romero, Raniele e Hugo Souza posaram segurando itens que remetem à conquista ou até mesmo itens originais. O troféu, bola da partida e a faixa de campeão ajudam a compor o cenário, além de uma edição da Gazeta Esportiva com a crônica do jogo à época.

continua após a publicidade

Além dos atletas dos dois times, a equipe também reuniu nomes de funcionários históricos do alvinegro, o roupeiro Edízio Borges, ex-jogadores, como Edílson e Fábio Luciano, além de personalidades do mundo artístico, a exemplo do o rapper Veigh e a criadora de conteúdo digital Cruela.

➡️ Nova camisa do Corinthians: veja detalhes, preços e onde comprar

A mensagem passada pelo clube é clara. A campanha comercial e de marketing não está apenas em vender o uniforme - que tem um apelo necessário, certamente - mas também resgatar as memórias vividas pelo torcedor corintiano com a conquista, principalmente para uma geração mais nova, que viu e lembra do título de 2012, ou outra mais nova ainda, que não acompanhou o sucesso internacional da equipe.

- Esta camisa é mais do que um uniforme, ela carrega toda a emoção e a grandeza de um momento que marcou para sempre nossa história. O primeiro Mundial do Corinthians estará eternamente em nossos corações - destacou Augusto Melo, presidente do time.

Campanha do Corinthians resgata título Mundial do clubes e 2000
Campanha do Corinthians resgata título Mundial do clubes e 2000. (Foto: Reprodução)

Treta com o rival

Em sua fala, Augusto ainda dá uma "cutucada" no rival Palmeiras, ao citar que esse é um Mundial "reconhecido". Apesar do aval da Fifa quanto ao aval da Copa Rio de 1951, a rivalidade dá as brechas para as provocações, que dessa vez chegaram ao nível institucional.

➡️ Conheça a comissão técnica que chega ao Corinthians com Dorival Júnior

Durante os dias das prévias do lançamento, o Corinthians fez uma publicação provocando o Palmeiras ao citar a conquista do Mundial de Clubes em 2000. Em um vídeo, o alvinegro fez menção a um fato ocorrido em 2007, quando o alviverde recebeu um fax da Fifa reconhece a Copa Rio de 1951 como a primeira edição Mundial de Clubes.

- O primeiro Mundial de um time brasileiro não chegou assim - diz a legenda do post corintiano. Entretanto, o Palmeiras respondeu à provocação do rival ao fazer dois posts.

Um deles citou a ausência do Corinthians do novo Mundial de Clubes, que acontecerá no meio do ano e terá o Palmeiras como um dos quatro brasileiros, e o outro insinuando que o alvinegro não esquecia da equipe alviverde nem para o lançamento de uma camisa.

Mini documentário

O torcedor do Corinthians ainda poderá assistir a um mini-doc produzido pelo clube em parceria com o canal Peleja. No audiovisual, a história retrata o cenário vivido pela sociedade brasileira à época, onde o big do milênio era a grande preocupação da população, e aborda o impacto do Mundial de Clubes nos aspectos culturais, sociais e futebolísticos do final dos anos 1990 no Brasil.

Ex-jogadores, torcedores marcantes do clube e até jornalistas estrangeiros que cobriram o Mundial de 2000 são entrevistados na obra, que será lançada na próxima semana no canal do Peleja e nas mídias do Corinthians.

Corinthians lança seu novo uniforme que faz menção ao título do Mundial de Clubes em 2000
Corinthians lança seu novo uniforme que faz menção ao título do Mundial de Clubes em 2000. (Foto: Reprodução/Instagram)

Tecnologia e impacto socioambiental

Ainda na campanha, o Corinthians destaca alguns aspectos técnicos que são trazidos no novo uniforme da Nike. Nike Dri-Fit ADV, que em bom português significa Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas, ressalta o tecido leve de alta absorção, que impede que a umidade permaneça na camisa dos jogadores.

Além disso, o alvinegro destaca que, seguindo os padrões de produção junto à fornecedora desde 2010, o poliéster usado na fabricação dos uniformes utiliza fibras que vem de garrafas pet reutilizadas, ressaltando o viés de sustetabilidade do Corinthians.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias