Uefa processa 11 clubes por violações financeiras e ameaça com exclusão de torneios
Órgão de Controle Financeiro de Clubes detectou clubes com dívidas vencidas nesta temporada
- Matéria
- Mais Notícias
A Uefa está atenta às finanças dos clubes europeus. Por meio da Primeira Câmara do Órgão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB), a entidade anunciou que onze times receberam medidas disciplinares devido ao incumprimento dos requisitos de solvência (“sem dívidas em atraso”) durante esta temporada 2022/23.
Após a aprovação do novo Regulamento de Licenciamento de Clubes e Sustentabilidade Financeira da UEFA em abril de 2022, os requisitos de solvência foram reforçados e os clubes participantes nas competições da entidade foram avaliados pela Primeira Câmara do CFCB em três ocasiões: em julho de 2022 , outubro de 2022 e janeiro de 2023.
Relacionadas
Os onze clubes processados são: Aris Thessaloniki FC (Grécia), FC Astana (Cazaquistão), FK Borac Banja Luka (Bósnia e Herzogovina), CFR 1907 Cluj (Romênia), Floriana FC (Malta), Konyaspor (Turquia), FC Kyzyl-Zhar SK Petropavlosk (Cazaquistão), ŠD NK Olimpija Ljubljana (Eslovênia), NK Osijek (Croácia), HNK Rijeka (Croácia) e Valmiera FC (Letônia).
Entre as decisões adotadas, destaca-se a ameaça de exclusão de seis equipas das competições europeias, entre as quais se destacam o romeno Cluj e o croata Rijeka. O primeiro deles terá duas temporadas para cumprir as exigências da Uefa, assim como o croata Osijek. Os outros times terão margem menor.
+ Entenda como a Premier League cresce e domina as janelas de transferências
As decisões adotadas pela Uefa:
- Para CFR 1907 Cluj (ROM) e NK Osijek (CRO), a exclusão está suspensa por um período probatório de duas temporadas e só será aplicada se esses clubes não cumprirem os requisitos de solvência nas temporadas 2023/24 e 2024/25 .
- Para Aris Thessaloniki FC (GRE), FC Astana (CAZ), ŠD NK Olimpija Ljubljana (ESL) e HNK Rijeka (CRO), a exclusão está suspensa por um período probatório de uma temporada e só será aplicada se esses clubes não cumprir os requisitos de solvência na época 2023/24.
Além disso, a Uefa aplicou multas por dívidas vencidas nesta temporada no valor total de 1,7 milhões de euros. Os mais afetados são os clubes croatas Osijek e Rijeka, que devem pagar 450 mil euros cada um pelos rendimentos obtidos com a participação na Conference League esta temporada.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias