Por onde anda Didier Drogba, ex-craque do Chelsea?
Drogba brilhou na Europa e ajudou a promover a paz em seu país.

- Matéria
- Mais Notícias
Didier Drogba é um dos nomes mais marcantes da história recente do futebol mundial. Atacante de muita força, presença de área e conhecido como o "homem dos grandes jogos", o marfinense marcou uma geração com atuações decisivas pelo Chelsea, onde se tornou ídolo eterno. Ele é até hoje o maior artilheiro estrangeiro da história do clube inglês e responsável direto pelo inédito título da UEFA Champions League em 2012. O Lance! te conta por onde anda Didier Drogba.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Drogba também foi o maior goleador da Seleção da Costa do Marfim, liderando o país em três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014) e duas finais da Copa Africana de Nações. Fora dos gramados, ganhou destaque por seu papel como pacificador durante a guerra civil no seu país, sendo reconhecido pela ONU como embaixador e listado entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
Ao longo de sua carreira, o atacante colecionou títulos e gols por onde passou. Além do Chelsea, vestiu camisas de clubes como Marseille, Galatasaray, Shanghai Shenhua e Montreal Impact, sempre com impacto imediato. Mas afinal, o que faz Didier Drogba hoje em dia? Onde anda o ídolo africano?
Por onde anda Didier Drogba?
Desde sua aposentadoria dos gramados em 2018, após atuar como jogador e coproprietário do Phoenix Rising, dos Estados Unidos, Drogba segue atuando em frentes diversas fora das quatro linhas. Ele se mantém ativo como embaixador da ONU, participa de ações humanitárias e é vice-presidente da organização Peace and Sport, sediada em Mônaco, que promove o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social.
Além disso, Drogba se aventurou em iniciativas ligadas ao esporte e à mídia. Já participou como apresentador do Ballon d’Or (Bola de Ouro) em diversas edições e se envolve com projetos de desenvolvimento esportivo na África. Em 2020, tentou se eleger presidente da Federação Marfinense de Futebol, com a proposta de modernizar o futebol do país, mas não conseguiu apoio político suficiente para concorrer.
Fora isso, o ex-jogador mantém uma presença constante em eventos beneficentes e continua engajado com a Fundação Didier Drogba, que financia projetos de saúde e educação na Costa do Marfim. Ainda que não atue mais profissionalmente, o impacto de Drogba no futebol e na sociedade continua sendo enorme.
Clubes que Didier Drogba defendeu
Didier Drogba teve uma carreira construída gradualmente, começando tarde no futebol profissional, mas compensando com gols decisivos e títulos em peso. Abaixo, a lista dos clubes por onde passou:
- Le Mans (França) – 1998 a 2002
- Guingamp (França) – 2002 a 2003
- Olympique de Marseille (França) – 2003 a 2004
- Chelsea (Inglaterra) – 2004 a 2012
- Shanghai Shenhua (China) – 2012 a 2013
- Galatasaray (Turquia) – 2013 a 2014
- Chelsea (Inglaterra) – 2014 a 2015 (segunda passagem)
- Montreal Impact (Canadá/MLS) – 2015 a 2016
- Phoenix Rising (EUA) – 2017 a 2018
Ao longo da carreira, Drogba disputou mais de 500 jogos oficiais, marcou 212 gols por clubes e 65 gols pela seleção da Costa do Marfim, em 105 partidas.
Didier e o Chelsea: uma história de amor
No Chelsea, Drogba virou sinônimo de decisão. Em 226 jogos na sua primeira passagem pelo clube, ele marcou 100 gols e levantou quatro títulos da Premier League, quatro FA Cups, três Copas da Liga Inglesa e a tão sonhada Champions League, onde foi herói da final contra o Bayern de Munique, em 2012.
Ele é o quarto maior artilheiro da história do clube e foi eleito pelos torcedores como o maior jogador do Chelsea de todos os tempos em votação realizada pela Chelsea Magazine. Em finais, Drogba tinha um desempenho quase sobrenatural: marcou 10 gols em 10 decisões e ficou conhecido como o "clutch player", expressão usada para definir atletas que decidem em momentos cruciais.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias