Para compartilhar stories, o Snapchat passa agora a oferecer a opção de tópicos, com funcionamento semelhante às hashtags. Usuários podem marcar um tema, além da localização ou evento, e snaps públicos com o mesmo tópico são organizados em uma seção, que pode ser navegada como as páginas de tags do Instagram .
Caption Outra novidade do app é a opção de enviar mensagens nos Stories de quem você segue. O perfil terá a opção de transformar a mensagem recebida em sticker para uso no próprio Story — por exemplo, em seções de perguntas e respostas com fãs. O aplicativo promete a filtragem de mensagens com bullying ou conteúdo preconceituoso.
Mais realidade aumentada O sistema de lentes do Snapchat agora permite a integração de modelos externos de inteligência artificial para a aplicação de efeitos, que não precisam seguir os padrões já disponíveis no app. A novidade promete uma maior variedade de efeitos, criados por desenvolvedores independentes.
Um novo recurso demonstrado pela Snap são as lentes locais. A novidade permite compartilhar um mundo persistente em realidade aumentada, em que diferentes usuários constroem (ou destroem) tudo o que está à volta. A empresa compartilhou um vídeo que lembra uma versão real do game Splatoon:
VIDEO
Para concorrer com o Google Lens, o Snapchat agora poderá ser usado para identificar plantas, raças de cães e até consultar as informações nutricionais de alguns alimentos graças a parceria da Snap com bases de dados externas. O recurso "Scan" funciona com um toque longo no botão de câmera do app.
Uma integração interessante do app foi demonstrada com o novo recurso Voice Scan, semelhante às assistentes virtuais e capaz de aplicar filtros a partir de comandos de voz. O funcionamento do recurso depende da compatibilidade dos filtros e não estará disponível para todos os idiomas em um primeiro momento.
Aplicação de filtros poderá ser feita com comandos de voz (imagem: Snap) Snap Originals A produção de conteúdo original foi outro destaque do Snap Summit, voltados principalmente para a chamada “geração Z” nos Estados Unidos. Segundo a Snap, mais da metade da população do país nessa faixa etária (aproximadamente entre 15 e 25 anos) consome as produções da empresa.
Os novos programas incluem reality shows, documentários e até seriados. Entre os famosos que estrelam as produções estão o ator Kevin Hart, a influenciadora Kylie Jenner e a modelo Naomi Campbell.
Além disso, a empresa anunciou a renovação de algumas produções da plataforma, incluindo a série documental “Vs The World”, com um episódio sobre o lutador de MMA Conor McGregor.
VIDEO
Novas parcerias e integrações A Snap anunciou que desenvolvedores de aplicativos poderão integrar a câmera de realidade aumentada do Snapchat em seus próprios apps. A integração oferecerá os filtros e lentes da rede social para aplicativos de terceiros.
Na outra direção, os desenvolvedores poderão criar os chamados Snap Minis, complementos para aprimorar as conversas no Snapchat, semelhantes aos jogos já oferecidos na rede social.
Entre os exemplos listados pela Snap estão ferramentas para planejar em conjunto em festivais, tarefas, reserva e compra de ingressos para cinemas e até compartilhamento e comparação de agendas de estudo.
VIDEO
Uma nova opção para os usuários do Snapchat vai parecer familiar para alguns jogadores do Wii e Xbox 360 . Games para celular, PC e consoles poderão integrar os avatares do Bitmoji em seus universos, colocando os personagens dos usuários dentro da ação.
VIDEO
Um jogo que integra o recurso é o novo Bitmoji Paint, criado por um estúdio interno da Snap. O game reúne milhões de jogadores simultaneamente para criar uma colagem global. Segundo a empresa, a mesma tecnologia poderá ser usada por desenvolvedores externos para suas próprias criações. Entre as parcerias listadas pela empresa estão a Mojiworks e a Zynga, famosa pelo FarmVille.
Leia a matéria no Canaltech .