Rival do Santos na Libertadores brigou com técnico e quase foi preso
Jonatan Álvez, o El Loco, artilheiro do Barcelona de Guayaquil, ficou afastado da equipe principal após discutir com treinador ao ser substituído no segundo tempo
Adversário do Santos nas quartas de final da Copa Libertadores e algoz do Palmeiras nas oitavas, o Barcelona do Equador apostas suas fichas nos mata-matas em um atacante com potencial para ser decisivo. Para o bem ou para o mal. Não à toa, é chamado de El Loco.
Jonatan Álvez, uruguaio de 29 anos, é o artilheiro do time de Guayaquil na competição, com três gols, e lidera a tabela de goleadores do Campeonato Equatoriano, com 13. Mas ainda há dúvidas sobre qual impacto ele poderá causar no time diante do Peixe, já que ficou afastado da equipe principal por questões disciplinares.
Em 13 de agosto, quatro dias após o Barcelona eliminar o Verdão nos pênaltis no Allianz Parque e avançar às quartas de final, Álvez entrou em atrito com o técnico Guillermo Almada. Ele se revoltou ao ser substituído, aos 32 minutos do segundo tempo, na vitoria por 2 a 0 diante do Clan Juvenil, pelo Equatoriano, e precisou ser contido por companheiros no banco de reservas.
Almada e a direção do clube afastaram El Loco Álvez, que passou uma semana treinando entre os juvenis. Segundo a imprensa equatoriana, ele só foi reintegrado ao elenco principal após um pedido de desculpas ao treinador.
O temperamento explosivo foi um dos motivos que fizeram o Barcelona de Guayaquil querer negociar o atacante no fim do ano passado. O ex-goleiro José Francisco Cevallos, atual presidente do clube, chegou a confirmar uma transferência para o Necaxa, do México, que não se concretizou.
Álvez ficou, compensou a desconfiança com gols, mas voltou a conturbar o ambiente do clube. Em abril, ele recebeu uma ordem de prisão e ficou proibido de deixar o país por conta de dívidas com pensão alimentícia, de cerca de US$ 12 mil (R$ 37,8 mil na cotação atual).
No Barcelona equatoriano desde fevereiro de 2016, Jonatan Álvez tem 36 gols em 68 partidas pelo clube. O atacante se destacou por equipes menores do Uruguai até ser contratado pelo Danubio, em 2013. Passou uma temporada no Vitória de Guimarães, de Portugal, e jogou pelo Liga de Quito antes de se mudar para Guayaquil.