Rose Volante perde 40kg, vira campeã no Boxe e tem novo desafio

Apelidada de "The Queen", Rose emagreceu 40kg quando entrou no Boxe, em 2008, e dez anos depois, vai defender, no próximo sábado (29), título mundial em Praia Grande (SP)

Rose Volante vai para sua segunda defesa de título no próximo sábado (29), em Praia Grande (Foto Equipe Memorial)
Rose Volante vai para sua segunda defesa de título no próximo sábado (29), em Praia Grande (Foto: Equipe Memorial)

Escrito por

Por Yago Rédua

Rose Volante fez história no Boxe ao se tornar a primeira brasileira campeã mundial da modalidade, pelo Conselho Mundial de Boxe (WBO). No próximo sábado (29), em Praia Grande, São Paulo, a pugilista vai realizar sua segunda defesa de cinturão, contra Yollis Marrango Franco. Com um cartel de 13 vitórias - sendo sete por nocaute - e nenhuma derrota, "The Queen", aos 36 anos, contou em entrevista como conheceu a nobre arte.

A lutadora revelou que buscou inicialmente o Boxe por questões de saúde, tendo em vista que queria emagrecer. A escolha pela modalidade se deu pelo fato de, junto com a mãe, acompanhar a nobre arte desde pequena e presenciar a carreira de ícones do esporte.

- Sim (iniciei no Boxe buscando emagrecimento). Comecei em 2008 em um clube escola da prefeitura, pois não tinha condições de pagar uma academia e estava muito pesada e com problemas de saúde devido ao peso. O Boxe é um esporte que minha mãe e eu sempre fomos apaixonadas. Assistíamos às lutas na TV do Tyson, Éder Jofre... Por gostar, me dediquei muito aos treinos e a uma reeducação alimentar. Então, emagreci com saúde - relembrou Rose, que falou sobre como competiu a primeira vez na cidade de Santos (SP).

- Após eu ter perdido 40kg e estar treinando todos os dias, surgiu um evento para quem nunca tinha lutado. Eu tinha a curiosidade de subir no ringue e ter essa sensação, mas não tinha pretensão de virar lutadora. Subi, lutei, ganhei por nocaute e ali me apaixonei de verdade por essa adrenalina que é subir, lutar e competir - disse a campeã mundial.

Como todo atleta no Brasil, a busca pela profissionalização nunca é fácil. Rose contou que recebeu um convite para integrar o elenco do Memorial Santos, mas que antes precisou conciliar o tempo entre os treinos e outros empregos para pode se sustentar.

- Eu dediquei dez anos da minha vida ao esporte que mudou a minha vida e a minha saúde. Por muitos anos, conciliei o Boxe com trabalho em diversas áreas. Já fui garçonete, recepcionista, depois comecei a dar aulas de Boxe. No ano de 2017, em outubro, recebi a proposta do Sr Pepe Altistu e Felipe Moledas para integrar a equipe de atletas do Memorial Santos e morar na cidade de Santos. Em dezembro, fui para a Argentina conquistar o título mundial. Hoje, me dedico ao Boxe e consigo fazer de dois a três treinos por dia. Se todos os empresários e patrocinadores investissem mais no esporte, seria muito diferente para todos nós atletas. Faltam mais apoios, patrocinadores e investimentos - disse a atleta.

Análise da próxima desafiante

A próxima desafiante da brasileira é a colombiana Yollis Marrango Franco. Sobre a oponente, a campeã dos leves da WBO disse que vem fazendo uma análise das últimas lutas e acredita na manutenção do título, principalmente por atuar diante da torcida.

- Venho treinado muito forte para esta luta, estudando os vídeos dela e pretendo subir (no ringue) e, como sempre, deixar o melhor de mim, para proteger o meu cinturão com tudo. Lutar em casa e ouvir as pessoas gritando meu nome é mágico, incrível, e será de novo - disse.

Legado no Boxe e objetivos

Referência dentro do esporte, Rose contou que quer deixar um legado e mostrar a força da mulher e ainda citou o momento atual do Boxe: - Espero que, com isso, todas (mulheres) possam ver a força que há dentro de cada uma. E que protejam seus sonhos e lutem por eles, sempre como tenho feito e ainda farei. O Boxe está em alta, tanto no profissional quanto no amador. Com isso, que nosso esporte venha ser mais valorizado - frisou.

Sobre o seu futuro dentro das artes marciais, "The Queen" não cogita, neste no momento, uma luta no MMA. Além disso, a campeã mundial afirmou que quer seguir se preparando ainda mais para manter o posto na divisão dos leves.

- Não tenho intenção no momento (de lutar MMA). Vou seguir lutando, dando meu melhor e me preparando para os desafios. O que minha equipe decidir, estarei de acordo - finalizou a experiente lutadora.

Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter