Sakai analisa luta contra Ivanov no UFC: ‘Estou pronto pra vencer’
O brasileiro Augusto Sakai terá uma grande chance para entrar no Top 10 dos melhores atletas da divisão no próximo sábado (30), quando vai enfrentar o búlgaro Blagoy Ivanov
Por Diogo Santarém
Atualmente na 13ª colocação do ranking peso-pesado do UFC e embalado por três vitórias seguidas na organização, o brasileiro Augusto Sakai terá uma grande chance para entrar no Top 10 dos melhores atletas da divisão no próximo sábado (30), quando vai enfrentar o búlgaro Blagoy Ivanov – 12º colocado – no co-main event do UFC on ESPN 9, em Las Vegas, Estados Unidos.
O duelo estava inicialmente marcado para acontecer no UFC 250, programado para o dia 9 de maio, em São Paulo, mas que acabou sendo adiado por conta da pandemia do novo coronavírus – o card agora vai ocorrer no dia 6 de junho, em Las Vegas. Em entrevista à TATAME, Sakai falou sobre o período de incerteza até a definição do seu combate contra Ivanov e se disse confiante em conquistar a quarta vitória consecutiva.
- Foi estranho, mas acho que todo mundo está vivendo essa incerteza. De qualquer forma, eu procurei me manter treinado depois do primeiro cancelamento, porque eu sabia que o UFC queria voltar, e como eu já tinha luta marcada, poderia ser um dos primeiros a lutar. Então, segui ativo e na esperança de ser escalado em um dos primeiros cards - contou o peso-pesado, que fará sua luta mais importante na organização.
- Eu estou muito feliz e tranquilo. Quando eu recebi a notícia (de que seria o co-main event), comecei a repensar em toda a minha carreira, passa aquele filme na sua cabeça, tudo o que eu vivi para chegar até aqui. É uma grande oportunidade. O Ivanov é um cara que também está querendo entrar no Top 10 do ranking, então tenho certeza de que será uma guerra entre a gente, mas no fim a vitória vai ser minha - disse.
Adversário do brasileiro, Blagoy chega para o embate em busca de recuperação após perder por decisão dividida para Derrick Lewis, em novembro. Porém, apesar do revés, Sakai sabe das dificuldades que terá.
- Assisti algumas lutas dele, sim. Na verdade, já o acompanhava desde que ele estreou no UFC. É um cara duro, que acredita muito na mão dele, tem um bom jogo de grande, mas eu estou pronto para entrar lá e vencer. Acredito que uma vitória já me deixe no Top 10, ou então eu fico bem próximo. Degrau por degrau, vou chegando lá. Depois do Top 10, no Top 5, e assim por diante, sempre seguindo - projetou o lutador.
Augusto, por sinal, vai ser o primeiro brasileiro que não mora nos Estados Unidos a lutar no país desde o início da pandemia do novo coronavírus, quando os vistos foram suspensos. O lutador disse que conseguiu um visto de emergência e “graças a Deus deu tudo certo”. Sobre atuar com os portões fechados, ele falou:
- Como sou cria do ‘Contender Series’, onde as lutas já eram mais ou menos assim, estou pronto para viver isso de novo, mas com certeza não ter o público ali é diferente. Mas no final, com ou sem público, o bom é lutar”, afirmou Sakai, que aos 29 anos, representa a “nova geração - de brasileiros no peso pesado.
- Acredito que, apesar de 30 anos, sou sim uma revelação. Se for olhar a idade do restante da categoria, a maioria dos caras são mais velhos, então com certeza eu posso ser esse novo cara do Brasil, quem sabe um novo ídolo. É isso que eu venho buscando - encerrou o curitibano a respeito dos seus planos.
CARD COMPLETO:
UFC on ESPN 9
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 30 de maio de 2020
Card principal
Peso-meio-médio: Tyron Woodley x Gilbert Durinho
Peso-pesado: Augusto Sakai x Blagoy Ivanov
Peso-casado (até 68kg): Billy Quarantillo x Spike Carlyle
Peso-leve: Roosevelt Roberts x Brok Weaver
Peso-palha: Mackenzie Dern x Hannah Cifers
Card preliminar
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Antonina Shevchenko
Peso-meio-médio: Daniel Rodriguez x Gabriel Green
Peso-meio-pesado: Klidson Abreu x Jamahal Hill
Peso-mosca: Tim Elliott x Brandon Royval
Peso-galo: Casey Kenney x Louis Smolka
Peso-galo: Chris Gutierrez x Vince Morales