Demorou, mas, enfim, o Ultimate anunciou medidas mais contundentes como forma de combate à propagação do novo coronavírus, considerado como pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Após realizar, no último sábado (14), uma edição em Brasília com portões fechados, a organização confirmou que seus próximos três eventos (o do próximo sábado (21), dia 28 de março e o de 11 de abril) estão “adiados por tempo indeterminado”. A notícia foi confirmada inicialmente pelo funcionário da franquia, Michael Carroll, nesta segunda-feira (16).
Presidente do UFC, Dana White recebeu a notícia de que não poderia mais realizar o evento do próximo sábado em Londres, pelo fato do Reino Unido ter adotado o veto da realização de eventos com grande aglomeração de pessoas. Além disso, foi determinado também que o Reino Unido incluído na lista de países que estão proibidos de viajar para os Estados Unidos após decisão do presidente Donald Trump.
O mandatário, então, vinha tentando trazer os eventos para os Estados Unidos. Inicialmente, ficou determinado que as edições seriam realizadas no UFC Apex, em Las Vegas, no entanto, os planos da companhia foram frustrados após a Comissão Atlética de Nevada (NAC), após orientação do governo do estado, informar que suspendeu todas as licenças para eventos de artes marciais em Las Vegas desde o último domingo (15), com duração, a princípio, até o próximo dia 25, como uma medida emergencial.
- Eu estou no mundo das lutas por 20 anos, e é isso que fazemos – encontramos uma maneira de manter nossos eventos, não importa o que aconteça. Mas, isso é diferente. O mundo inteiro está sendo afetado agora, e nada é mais importante do que a saúde e a segurança de vocês e suas respectivas famílias - disse Dana, através de um e-mail enviado aos funcionários do UFC, reproduzido pela ESPN americana.
Além de adiar os eventos, o UFC fechou seus escritórios executivos em Las Vegas e também em São Paulo. Com o adiamento dos próximos três eventos do Ultimate, consequentemente, foram canceladas as lutas dos brasileiros Geraldo de Freitas, Raoni Barcelos, Davi Ramos, Markos Maluko, Vicente Luque, Rodrigo Zé Colmeia, Alex Leko e Karol Rosa.
Apesar do momento de tensão, a companhia espera que seja possível realizar o UFC 249, marcado para o dia 18 de abril, que terá em sua luta principal a aguardada disputa de cinturão na categoria peso-leve, entre o campeão Khabib Nurmagomedov e o desafiante Tony Ferguson.