Academia Elite Brasil MLB bate recorde de número de atletas na liga
Seis jogadores do centro de formação assinaram com clubes da principal liga de beisebol do mundo.<b> Atualmente, 22 brasileiros atuam no torneio americano </b>
- Matéria
- Mais Notícias
A Academia Elite MLB Brasil, em parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softball (CBBS), continua rendendo frutos positivos para o principal mercado de beisebol do mundo, os Estados Unidos.
Neste terceiro ano da iniciativa, assinaram contrato com a MLB (Major League Baseball), a principal liga de beisebol, mais seis “acadêmicos” do CT Yakult, em Ibiúna.
Os atletas Lester Medrano, nicaraguense contratado pelo Texas Rangers por 520 mil dólares; Pedro da Costa, arremessador brasileiro firmado pelo Seattle Mariners por US$ 190.000; Juan Yanes, brasileiro filho de cubano assinou com o Pittsburgh Pirates por US$ 120.000; Rafael Ohashi (Toronto Blue Jays), Antonio de Jesus (Los Angeles Dodgers) e Kawan Araujo (Boston Red Sox) assinaram seus contratos pela quantia de 10 mil dólares.
As seis contratações confirmam a fama brasileira de ser especialista na formação de arremessadores. Dos 22 brasileiros contratados, 15 jogam nessa posição.
O dia 2 de julho marca a abertura do período de negociação de agentes livres internacionais da MLB (Major League Baseball). Nessa data os atletas com 16 anos completos que estudam fora dos Estados Unidos e Porto Rico podem assinar contratos profissionais com equipes da liga principal americana.
A Academia Elite MLB Brasil, principal programa de beisebol amador do país, tem como sede o CT Yakult, localizado na cidade de Ibiúna (SP). A iniciativa, tem papel ativo juntamente com a liga americana durante todo o ano nas operações da academia de beisebol. A MLB consideram o CT como um dos melhores do mundo para a formação de atletas fora dos Estados Unidos.
Os jovens que buscam seu espaço no beisebol recebem treinos com padrões estabelecidos pela liga, seguindo modelos que são utilizados pelo mais alto nível do beisebol mundial. Para isso a parceria MLB e CBBS conta com oito profissionais da modalidade como treinadores, preparadores físicos, além de dois fisioterapeutas.
Dois técnicos estrangeiros da MLB trabalham no CT Yakult: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB), e o dominicano Eduardo de Leon, instrutor do programa de desenvolvimento de técnicos da MLB.
Até hoje cinco atletas brasileiros alcançaram o nível principal da MLB, com destaque para Paulo Orlando, campeão da World series 2015, Thyago Vieira, hoje companheiro de Paulo no Chicago White Sox, Yan Gomes (Washington Nationals) e Luiz Gohara (Atlanta Braves), além de André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro a jogar na liga e que hoje atua na liga mexicana.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias