Após imbróglio em barco, Martine Grael deve deixar a Volta ao Mundo
Campeã olímpica, que disputa a primeira etapa da Volvo Ocean Race, está perto de sair, como fez o brasileiro Joca Signorini. Torben lamenta: 'Perderam confiança no comandante'<br>
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A caminhada na Volvo Ocean Race da brasileira Martine Grael, primeira mulher do país designada para disputar a volta ao mundo de vela oceânica, deve terminar precocemente, logo após a primeira etapa da competição, entre Alicante (ESP) e Lisboa (POR. Uma disputa jurídica pelo comando do time holandês AkzoNobel causou insatisfação dos brasileiros da tripulação. Joca Signorini já se retirou da equipe.
Até uma semana atrás, o barco era liderado pelo holandês Simeon Tienpont, idealizador da equipe e responsável pela contratação da campeã olímpica na Rio-2016. Mas ele se desentendeu com o patrocinador e o contrato foi quebrado. A AkzoNobel escolheu para o cargo o neozelandês Brad Jackson, que ficou à frente durante aos últimos dias. Os brasileiros estavam de acordo.
Tienpont, no entanto, entrou na Justiça e ganhou o direito de voltar à liderança a partir deste domingo. Com isso, mandou embora Brad, Joca e o britânico Jules Salter da etapa inicial. O LANCE! apurou que a equipe ficou dividida, e não há clima para a competição. A avaliação de parte da tripulação é de que falta comando no barco. Martine é uma das principais insatisfeitas com o episódio.
- As pessoas perderam a confiança no comandante, e isto é muito grave. Nessas condições, é muito difícil ela continuar - disse Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas e pai da velejadora, que criticou o holandês:
-Ele (Tienpont) não tem experiência nenhuma. Não tem liderança nem capacidade técnica.
A largada aconteceu neste domingo para uma perna de 1.450 milhas náuticas até a capital portuguesa. A etapa durará uma semana. A competição percorre ao todo cerca de 83 mil km. Ela passa por quatro oceanos, cinco continentes e para e 11 cidades.
- Ela (Martine) largou em respeito ao patrocinador e aos demais companheiros, mas precisa de muita coisa para essa equipe funcionar. A prova disso foi a largada, que foi péssima, e teve risco de abalroar os barcos. Prejudicou o desempenho e vai prejudicar mais. Ela vai até Lisboa, que é uma etapa curta, em respeito à equipe, mas acho que dali pra frente tem que se pensar muito se vale a pena continuar - completou Torben.
Em um comunicado divulgado pela equipe, Tienpont comentou a situação.
- Foi obviamente um período muito difícil para todos os envolvidos desde que chegamos aqui em Alicante, há 10 dias. Cheguei agora a um acordo com a AkzoNobel e todas as partes agora vão deixar a situação no passado e focar na campanha da Volvo Ocean Race 2017-18.
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