menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Atleta do caratê será porta-bandeira do Brasil nos Jogos Sul-Americanos

Valéria Kumizaki desfilará à frente da delegação neste sábado na abertura em Cochabamba

Valéria Kumizaki será a porta-bandeira do Time Brasil (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
imagem cameraValéria Kumizaki será a porta-bandeira do Time Brasil na abertura (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)
Avatar
Lance!
Cochabamba (BOL)
Dia 24/05/2018
15:33

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quinta-feira a porta-bandeira da delegação na cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba (BOL). Três vezes medalhista dos Jogos Pan-Americanos, a carateca Valéria Kumizaki foi escolhida para liderar o desfile que será realizado no estádio Félix Capriles, na cidade boliviana, neste sábado. O Time Brasil terá 316 atletas de 35 modalidades.

– A Valéria é uma atleta de altíssimo nível, sendo considerada uma das melhores do mundo em sua modalidade. É uma honra para a delegação brasileira ter como seu representante máximo na cerimônia de abertura uma atleta com tantas conquistas internacionais – disse o chefe da Missão do Brasil, Marco La Porta.

Nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010 a porta-bandeira do Brasil na abertura foi a judoca Ketleyn Quadros. Em Santiago 2014, o ginasta Arthur Zanetti levou a bandeira do Brasil.

A paulista Valéria Kumizaki, de Presidente Prudente, tem em seu currículo três medalhas em Jogos Pan-americanos: prata no Rio 2007, bronze em Guadalajara 2011 e ouro em Toronto 2015. Vice-campeã mundial em 2016, a atleta foi medalhista de ouro nos Jogos Mundiais de caratê de 2017.

– A escolha de Valéria é também uma homenagem e incentivo para todos os atletas das modalidades que farão a estreia nos Jogos Olímpicos em Tóquio – completou o chefe de Missão.

O caratê, assim como o surfe, skate e escalada, vai estrear no Programa Olímpico em Tóquio 2020. Beisebol e softbol retornam à disputa olímpica no Japão.

Em Cochabamba, Valéria disputa a sua quarta edição de Jogos Sul-Americanos, tendo conquistado o ouro em Buenos Aires-2006.

– Estou muito emocionada por ter sido escolhida a porta-bandeira da delegação brasileira. Nunca perdi a esperança da entrada do caratê no programa olímpico. É uma motivação muito grande para todos os caratecas. Acho que hoje ganhamos um incentivo a mais, com uma atleta da modalidade sendo escolhida como porta-bandeira da delegação do Brasil. Agora é fazer de tudo para conquistar a medalha de ouro aqui na Bolívia – disse Kumizaki.

Nesta quinta-feira, o Time Brasil foi recebido oficialmente na Vila Sul-Americana de Cochabamba. Integrantes da delegação brasileira, entre atletas e oficiais, foram recebidos pelo prefeito da Vila e a Bandeira do Brasil foi hasteada ao som do Hino Nacional. 

O Brasil foi recebido em uma cerimônia junto ao Paraguai e Suriname. Moisés Duque, atleta do rugby, era um dos mais animados durante o evento de boas-vindas.

– Eu me empolgo quando canto o Hino e vejo a Bandeira Brasileira sendo hasteada. É a hora que a gente se dá conta de que os Jogos estão começando. Estamos esquentando os motores e nos preparando para o início das disputas. Nosso objetivo é estar entre os melhores e chegar ao pódio – disse o atleta.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias