Bortoleto vence na F2, mas leva punição e fica atrás de Hadjar; Aron herda vitória
Em corrida de superação, brasileiro mantém liderança
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Gabriel Bortoleto lutou até o fim, mas a punição de 5s aplicada por cruzar a linha da entrada do pit-lane o fez perder a corrida 2 da rodada do Catar da Fórmula 2, realizada neste domingo (1º), para Paul Aron. O lance aconteceu quando, na volta 8, Andrea Kimi Antonelli parou o carro na brita e a direção de prova optou pelo safety-car virtual em vez de colocar o carro de segurança direto na pista.
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Bortoleto vinha em volta rápida para entrar nos boxes e realizar a troca obrigatória de pneus, mas recebeu o aviso da Invicta quando já estava no traçado para o pit-lane. Teve, então, de levar novamente o carro para a pista, cruzando a linha da entrada.
Por conta da punição, terminou em terceiro, enquanto Isack Hadjar, o principal rival, levou a melhor com as intervenções do carro de segurança e ficou em segundo. Mesmo assim, o resultado ainda fez Gabriel sair do Catar na liderança por apenas 0,5 pontos.
Oliver Goethe ficou em quarto, enquanto Dino Beganovic completou na quinta posição. Christian Mansell, Amaury Cordeel, John Bennett, Zane Maloney e Ritomo Miyata fecharam o top-10.
A Fórmula 2 retorna no próximo fim de semana, em Abu Dhabi, última rodada da temporada 2024.
Confira como foi a corrida 2 da F2 em Lusail:
Ao contrário da corrida sprint, no cair da noite, a Fórmula 2 realizou a corrida principal da rodada catari no meio da tarde. Com isso, as condições de temperatura ambiente e de pista encontradas foram bem diferentes, com termômetros em 22°C e asfalto em 30°C, além da umidade relativa do ar em 50%. Para os pilotos, um desafio a mais por conta dos pneus, já que a Sprint mostrou um desgaste acentuado dos médios à noite, tanto que Hadjar pagou o preço da escolha e cruzou a linha de chegada em quarto, após liderar pela maior parte da prova.
Bortoleto, por sua vez, acabou beneficiado pela punição de Aron e ficou em quinto, maximizando os pontos após largar do nono posto e mantendo a liderança com 3,5 de vantagem sobre o rival francês. Para o domingo, Gabriel alinhou em segundo e Hadjar em nono.
Depois de um atraso de 15 minutos por conta de reparos na barreira de proteção na saída da última curva — danificada durante a etapa da Porsche e que ainda causou o cancelamento da F1 Academy. Os pilotos partiram para a volta de apresentação enfrentando rajadas de vento de até 46 km/h, segundo o serviço de meteorologia AccuWeather. Nas escolhas de pneus, como de costume, o pelotão da frente escolheu a borracha mais macia (médios), enquanto a turma do décimo para trás — Bearman, por exemplo — optou pelos duros. Hadjar e Bortoleto foram para o primeiro stint com a estratégia convencional.
Luzes apagadas, Bortoleto partiu bem melhor que Aron e assumiu a ponta com tranquilidade na tomada da curva 1, enquanto Beganovic tomou o terceiro posto de Victor Martins. Hadjar, em contrapartida, perdeu duas posições e fechou o giro 1 em 11º, atrás de Goethe. Destaque também para os carros da Prema, com Oliver Bearman e Antonelli ganhando duas posições cada e entrando na zona de pontos.
Giro 1 limpo, Bortoleto conseguiu a volta mais rápida na sequência, só que não o suficiente para desgarrar de Aron, que devolveu na abertura da 4 e baixou a distância para apenas 0s5. Enquanto isso, Kush Maini perdia rendimento e era ultrapassado pelos carros da Prema, Oliver Goethe e também Hadjar, que, com isso, entrou no top-10.
No momento em que a transmissão recuperava a largada e mostrava Hadjar quase batendo no carro da Prema e perdendo tempo, Gabriel abria 1s3 para Aron, anulando o artifício da asa móvel. Sete voltas completadas, e Jak Crawford deu início à janela de paradas. Zane Maloney e Mansell também acompanharam, retornando apenas à frente de Bennett.
Aron, então, recuperou novamente o DRS ao ficar 0s7 atrás de Bortoleto. Só que a Hitech imediatamente o chamou para os boxes, enquanto Gabriel seguiu. Portanto, a equipe precisaria trabalhar bem para tentar o undercut sobre o brasileiro.
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Martins, Verschoor, Antonelli e Beganovic entraram nos pits na mesma volta do estoniano, e o piloto da ART levou a melhor sobre Beganovic, recuperando o que seria virtualmente o terceiro posto.
“Acelera e traz para o box”, avisou a Invicta a Bortoleto, mas por 1s ele não conseguiu cumprir a ordem, e tudo porque Antonelli surgiu parado na caixa de brita. “Minha direção quebrou, cara!”, bradou o italiano. A razão foi Richard Verschoor, que bateu em Kimi ao ser liberado de forma perigosa da área de pit-stop pela MP.
Gabriel chegou a fazer o movimento para entrar no fim da volta 8, só que a direção de prova acionou o safety-car virtual, impedindo, portanto, a entrada do piloto aos boxes. Bortoleto trouxe novamente para a pista, mas agora com a velocidade totalmente limitada pelo delta.
Quando o carro de segurança enfim entrou em ação, no giro seguinte, Bortoleto pôde realizar a troca, mas ficou sob investigação por ter cruzado a linha de entrada dos boxes no lance anterior. Na pista, no entanto, conseguiu retornar da troca ainda à frente de Aron. Até então, Bearman, Joshua Dürksen, Maini, Max Esterson, Luke Browning e Josep María Martí, todos de pneus duros, ocupavam as seis primeiras posições. Gabriel era o sétimo.
Na volta 12, os comissários aplicaram 5s de punição a Bortoleto pelo incidente na entrada dos boxes. No fim do giro, os pilotos relargaram, com Bearman fortemente ameaçado por Dürksen na curva 1. Enquanto isso, Bortoleto buscava descontar o enorme prejuízo partindo para cima de Martí, mas ficou sem espaço e chegou a atropelar uma das placas de sinalização que ficam depois da zebra. Aron aproveitou para ultrapassá-lo, mas o líder do campeonato conseguiu recuperar a posição.
O safety-car foi novamente para a pista em toque entre Rafael Villagómez e Jak Crawford e durou até o fim da volta 16. E Bearman simplesmente errou a freada e perdeu posição para Dürksen, só que a manobra foi antes da linha, ou seja, o paraguaio devolveu, sabiamente, a posição para evitar sanções. Só que, no bolo, perdeu para Browning e Maini, caindo para quarto.
Com 5s nas costas, Gabriel começou a abrir passagem e enfim se livrou de Martí na volta 18. Atrás, Maloney rodou sozinho, enquanto o carro de Esterson logo à frente foi tocado por Martins e também rodou. Pior para o francês, que ficou com o carro avariado e abandonou.
Na volta 22, Bortoleto ultrapassou Browning e subiu para quarto. Três giros depois, foi a vez de Dürksen — que recuperara posições voltas antes — ficar para trás, com Gabriel tendo apenas Maini e Bearman à frente, os dois sem parada. “Fala para o Kush abrir e segurar o pessoal”, pediu o brasileiro. Mais algumas curvas, e ele implorou: “Vamos trocar agora!”. Só que a Invicta ignorou a possível tática e deu a ordem para o indiano entrar nos boxes, deixando Bortoleto de cara para o vento, mas com Hadjar muito perto.
Como Gabriel tomaria os 5s ao cruzar a linha de chegada, entendeu que era ele contra ele e começou a acelerar. Quando Bearman realizou a parada, assumiu a liderança, mas sabia que não seria possível vencer, pois restavam poucas voltas e Aron vinha em segundo a menos de 2s. A briga era contra Hadjar, e Gabriel lutou até o fim, mas faltaram décimos para ficar ao menos com a segunda posição.
Fórmula 2 2024, rodada do Catar, Lusail, corrida 2:
1 | P ARON | Hitech | 55:45.433 | |
2 | I HADJAR | Campos | +2.763 | +5s |
3 | G BORTOLETO | Invicta | +3.175 | |
4 | O GÖTHE | MP | +3.796 | |
5 | D BEGANOVIC | DAMS | +5.727 | |
6 | C MANSELL | Trident | +11.509 | |
7 | A CORDEEL | Hitech | +12.556 | |
8 | J BENNETT | Van Amersfoort | +18.862 | |
9 | Z MALONEY | Rodin | +19.818 | |
10 | R MIYATA | Rodin | +23.297 | |
11 | C SHIELDS | AIX | +32.320 | |
12 | O BEARMAN | Prema | +33.737 | |
13 | R VERSCHOOR | MP | +39.043 | +10s |
14 | J DÜRKSEN | AIX | +46.123 | |
15 | K MAINI | Invicta | +51.909 | |
16 | L BROWNING | ART | +53.372 | |
17 | J M MARTÍ | Campos | +54.001 | |
18 | M ESTERSON | Trident | +54.002 | |
19 | V MARTINS | ART | +54.003 | |
20 | J CRAWFORD | DAMS | +54.004 | |
21 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | +54.005 | |
22 | A K ANTONELLI | Prema | +54.006 |
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