Brasil leva medalhas inéditas na Copa de para-ski cross country
Aline Rocha e Cristian Ribera conquistaram medalhas de bronze no primeiro dia de torneio na Finlândia; resultados estabelecem novo recorde no para-ski cross country brasileiro
- Matéria
- Mais Notícias
A manhã desta quarta-feira começou com conquistas inéditas para o esporte na neve verde e amarelo. No primeiro dia de provas da Copa do Mundo de Para-Ski Cross Country, ambos Aline Rocha e Cristian Ribera levaram o bronze em suas categorias. Além das medalhas, inéditas para o país, os resultados ainda garantiram aos atletas a quebra do recorde nacional da modalidade.
Aline Rocha, conhecida tando pelo para-ski cross country quanto pelo para-atletismo, conta da emoção ao terminar a prova. A atleta somou 80.31 pontos IPC, estabelecendo um novo recorde no Brasil.
- Olhei para o painel de resultado várias vezes depois que a prova terminou. Estava pensando se poderia mudar, mas, não, meu nome continuava como terceiro lugar. Foi uma alegria imensa - disse a brasileira.
A pouca idade de apenas 16 anos não impediu que Cristian Ribera também fizesse história. Além do bronze, ele bateu o recorde brasileiro na sua categoria, fazendo 13.12 pontos IPC na prova.
Relacionadas
- Eu ainda estou em êxtase com o resultado da minha prova, nem acredito que eu fui tão forte ao ponto de alcançar o pódio. Eu consegui a primeira medalha internacional para nosso país, numa Copa do Mundo, nesse esporte que eu amo tanto - contou.
Sobre o torneio
A Copa do Mundo de para-ski cross country em Vuokatti abre a temporada de inverno no hemisfério norte; ao todo, serão três Copas do Mundo. As provas na Finlândia ocorrem de 12 a 19 de dezembro e o Brasil tem cinco representantes: além dos já medalhistas Aline Rocha e Cristian Ribera, estão lá Thomaz de Moraes, Guilherme Rocha e Robelson Moreira.
A delegação brasileira está desde o dia 3 de dezembro em Vuokatti treinando e se adaptando à neve. Desde novembro, entretanto, os atletas estiveram se preparando com treinos físicos e com rollerski no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) em São Carlos (SP).
- Foi um dia sensacional, para ficar na história. Cristian e Aline fizeram excelentes provas e mostraram para todos que realmente é possível disputar com os grandes, mesmo treinando a maior parte do tempo no asfalto. Parabéns a toda a equipe que está por trás da preparação deles, estamos no caminho certo - comentou Leandro Ribela, treinador chefe do para-ski cross country brasileiro.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias