Brasil se mantém em segundo no Pan após perder medalhas por doping
Organização atualiza quadro de medalhas com as mudanças. País teve anulados o ouro de Rafaela Silva, a prata de Andressa de Morais e o bronze do ciclismo de pista por equipes
- Matéria
- Mais Notícias
A organização dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 atualizou nesta sexta-feira o quadro de medalhas do evento, com as atualizações decorrentes dos casos de doping. O Brasil perdeu três medalhas, mas manteve-se na segunda colocação, com 168 pódios, a melhor campanha do país na história.
Os resultados anulados do país foram o ouro de Rafaela Silva na categoria até 57kg do judô, a prata de Andressa de Morais, no lançamento de disco do atletismo, e o bronze da equipe masculina de velocidade do ciclismo de pista, devido ao resultado analítico adverso de Kacio Freitas.
Os países que mais se beneficiaram com os casos de doping foram a Argentina, que subiu do sexto para o quinto lugar, e a República Dominicana, que saltou do décimo para o nono. O Peru, país-sede, ganhou dois bronzes, mas permaneceu em décimo.
As mudanças foram aprovadas durante uma reunião do Comitê Executivo da Panam Sports, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, na semana passada.
- Fomos muito cuidadosos com a questão do doping nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, respeitando todos os protocolos e processos correspondentes. Após a reunião do Comitê Executivo, aprovamos oficialmente as decisões da Comissão Disciplinar e as desclassificações dos atletas envolvidos, o que gerou as mudanças que estamos relatando hoje. Com isso, fechamos oficialmente o quadro de medalhas dos nossos Jogos - informou o secretário-geral de Esportes da Panam, Ivar Sisniega.
O Pan de Lima registrou 15 casos de doping. Ao todo, 1.905 amostras foram colhidas de atletas durante os Jogos. Nove pódios e uma vaga olímpica foram realocados. O Brasil não perdeu vagas olímpicas.
Os Estados Unidos terminaram na liderança do quadro geral, com 293 pódios.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias