Brasil bate República Dominicana e chega à segunda vitória no Mundial
Na madrugada deste domingo, a seleção feminina de vôlei bateu as caribenhas por 3 sets a 0. O próximo desafio acontece nesta segunda-feira, às 7h20, contra a Sérvia
- Matéria
- Mais Notícias
Embalada pela estreia com triunfo sobre Porto Rico, a seleção brasileira feminina de vôlei garantiu sua segunda vitória no Campeonato Mundial na madrugada deste domingo. Na Hamamatsu Arena, no Japão, a equipe comandada pelo treinador José Roberto Guimarães venceu a República Dominicana por 3 sets a 0, com parciais 25/15, 25/20 e 25/22, e deu mais um passo na luta pelo título inédito na competição.
A maior pontuadora entre as brasileiras contra a República Dominicana foi a ponteira Gabi, com 15 pontos, seguida pela oposta Tandara, com 14. A também ponteira Fernanda Garay fechou com 11. Pelo lado adversário, a atacante Lopez foi a melhor, com 10 pontos.
- Sabíamos que a República Dominicana viria com um ataque forte. O nosso volume de jogo se sobressaiu na partida de hoje. Conseguimos sacar bem e quebramos o passe delas. O nossa relação entre o bloqueio e a defesa foi eficiente e aproveitamos os contra-ataques. Ainda oscilamos um pouco no passe, mas vamos buscar melhorar isso a cada jogo. Estou feliz porque a equipe vem crescendo a cada partida e esse é o nosso objetivo - analisou Gabi, destacando a importância da vitória.
Relacionadas
O Brasil volta à quadra nesta segunda-feira, às 7h20, para encarar a Sérvia em mais um compromisso da fase de grupos. As equipes pertencem a chave D, que também conta com República Dominicana, Porto Rico, Cazaquistão e Quênia. Ao final da etapa, as quatro melhores classificadas avançarão à segunda fase (mata-mata).
- Amanhã teremos um jogo muito importante contra a Sérvia. É um dos times favoritos nesse Campeonato Mundial. Duas jogadoras fazem a diferença na equipe delas, a Boskovic e a Brankika. A Rasic, central, também é uma grande jogadora. Vamos estudar o time delas para buscar essa vitória - explicou Gabi.
Ao fim da partida na madrugada deste domingo, o técnico José Roberto Guimarães elogiou o bom desempenho brasileiro no bloqueio, fundamento que garantiu 14 pontos ao time verde e amarelo.
- Apresentamos uma dinâmica de jogo muito boa do primeiro set até quase o final do segundo quando encontramos um pouco mais de resistência. O terceiro set foi disputado ponto a ponto até o final. Estou vendo uma melhora na nossa velocidade, na dinâmica de jogo e no sistema defensivo. Tivemos uma quantidade de bloqueios importantes na partida e o nosso saque foi preciso. A entrada da Peña mudou um pouco o jogo porque ela passou a virar as bolas tanto na entrada quanto na saída de rede. Essa vitória foi primordial para nossa continuidade na competição - explicou José Roberto Guimarães.
O JOGO
Apesar de o Brasil ter entrado em quadra embalado pela vitória na estreia, foi a República Dominicana quem começou melhor e fez 5/2. Entretanto, não demorou para a equipe verde e amarela reagir e logo alcançou a igualdade com ponto de saque, indo para o primeiro tempo - solicitado pelo treinador da República Dominicana - à frente no placar (6/5). Na volta à quadra, o Brasil passou a contra-atacar e abriu cinco pontos de vantagem, indo para o segundo tempo técnico com 16/11. Mantendo o nível de jogo e entrosamento em quadra, a equipe de José Roberto garantiu a vitória por 25/15.
A segunda parcial começou equilibrada e a primeira arrancada brasileira se deu com ataque pelo fundo da oposta Tandara (6/4). Apesar de a República Dominicana ter se aproximado em alguns momentos, o Brasil ditou o ritmo da parcial, foi para a primeira parada técnica com quatro pontos de vantagem (8/4) e dobrou a pontuação na segunda parada (16/10). As adversárias ainda ensaiaram uma reação, que preocupou o público na arquibancada, mas as brasileiras seguraram as investidas e levaram a melhor por 25/20.
O terceiro set foi o mais disputado da partida e as duas equipes se concentraram nos erros do rival para evitar deslizes. Em falha de posicionamento das caribenhas, o time verde e amarelo arrancou 7/6, mas viu as rivais crescerem de produção e abrir três pontos de vantagem no marcador (13/10). Com isso, o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo e, na volta, o Brasil passou a bloquear com mais eficiência e virou o placar para 17/16. Mantendo o ritmo e organização na etapa final, a equipe verde e amarela garantiu o triunfo no terceiro set, por 25/22.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias