Brasileiros conquistam espaço para praticar esportes nos Estados Unidos
Estudo de 2017 mostra que 1,6 mil brasileiros conseguiram objetivo em faculdades no país
- Matéria
- Mais Notícias
Quem nunca ouviu a expressão "o sonho americano"? Há tempos, essa frase faz parte do cotidiano das pessoas que consomem a cultura dos Estados Unidos, seja em filmes, séries ou outras formas de comunicação, e se refere a uma forma de vida almejada por nascidos fora do país. Agora, essa meta está cada vez mais próxima, principalmente com o aumento de jovens que seguem o caminho.
Usando o futebol como "solução" para esse desejo, a empresa brasiliense Sports Experience tornou-se uma das principais no país no intercâmbio de atletas a universidades nos Estados Unidos e no Canadá. Lá, os jovens passam por testes, podem receber bolsas de estudos e, até mesmo, alcançar uma vaga na Major League Soccer (MLS). Em um levantamento feito em 2017, 1,6 mil brasileiros praticavam esportes em faculdades nos EUA.
- Ser jogador de futebol é o sonho da maioria dos garotos no Brasil. Entretanto, isso é difícil e incerto. Muitos acabam abrindo mão para estudar, e outros deixam os estudos para jogar. No nosso país, é impossível se dedicar aos dois ao mesmo tempo. Por isso o número de jovens querendo ir para os Estados Unidos ou Canadá têm aumentado consideravelmente - afirmou o diretor da empresa, Rommell Cezar, antes de completar:
- Lá, o atleta consegue fazer as duas coisas. Durante ou ao final do curso, ele tem chances de ser recrutado por uma equipe da MLS. Caso isso não aconteça, no mínimo ele volta para casa com um curso superior.
Excursões de clubes no exterior são retomadas após baixa
No último camp visitado pelos atletas auxiliados pela empresa, o Vancouver Whitecaps Showcase, no Canadá, dez de 18 jogadores receberam propostas de universidades. Mas, além do intercâmbio de jovens, a empresa busca reativar uma antiga tradição de clubes no Brasil: as excursões ao exterior.
- Considerando que os clubes do futebol brasileiro usam as suas categorias de base para formar atletas para a equipe profissional e, eventualmente, obterem receita financeira com a transferência deles para o exterior, a melhor forma de prepará-los é por meio de torneios internacionais, ou seja, jogando contra grandes equipes do futebol europeu - disse Rommell.
Recentemente, a empresa organizou viagens para equipes como o Internacional-RS, Fortaleza e Brasília em competições na Europa e na Ásia. Para o diretor da SportsXP, a ferramenta ajuda no desenvolvimento técnico e amadurecimento dos atletas.
- Os torneios no exterior são uma excelente forma de comunicação e marketing de relacionamento para os clubes brasileiros. O número de excursões caiu em comparação com épocas passadas, porque os clubes não têm essa visão de mercado. Muitos consideram uma despesa quando, na verdade, é um investimento - completou.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias