menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Calderano vence final brasileira e fica com o tri da Copa Pan-Americana

Brasileiro bate Gustavo Tsuboi por 4 a 1 e mantém sequência de títulos continentais<br>

Tenis de mesa
imagem cameraHugo Calderano conquistou o tricampeonato da Copa Pan-Americana (Foto: Divulgação/ITTF)
Avatar
Lance!
Guaynabo (PTR)
Dia 10/02/2020
16:48

  • Matéria
  • Mais Notícias

Sétimo colocado do ranking mundial, Hugo Calderano venceu na noite deste domingo o compatriota Gustavo Tsuboi (40º) por 4 sets a 1 (11/3, 11/5, 11/13, 11/3 e 11/6) e conquistou o tricampeonato da Copa Pan-Americana de tênis de mesa, disputada em Guaynabo, Porto Rico. Os dois finalistas garantiram vaga na Copa do Mundo individual deste ano, em outubro, na Alemanha.

– É uma sensação incrível. Acho que joguei muito bem aqui. Todos os jogos foram difíceis, então joguei no meu melhor nível. Estou muito feliz por sair mais uma vez com esse título – afirmou Hugo, que destacou ainda sua evolução jogo a jogo.

– Foi um torneio muito duro. Acho que a cada partida fui melhorando. É normal, muitas vezes jogamos melhor na final do que na primeira rodada. Nunca é fácil jogar contra um companheiro de equipe, porque nos conhecemos muito. Conhecemos o saque, a recepção. Sabia que seria uma partida muito difícil.

Hugo chegou a oito títulos seguidos em competições continentais individuais: além do tri da Copa Pan-Americana, ele também foi bi nos Jogos Pan-Americanos (2015 e 2019) e campeão da Copa Latino-Americana (2016) e dos Campeonatos Latino (2016) e Pan-Americano (2017).

A conquista em Porto Rico também lhe garantiu os 1.800 pontos que defendia pelo título do ano passado, fundamentais na corrida por um melhor chaveamento nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O carioca de 23 anos garantiu a vaga com a medalha de ouro individual no Pan de Lima, no ano passado.

Antes da decisão brasileira, Hugo deixou pelo caminho, na sequência, o canadense Jeremy Hazin (146º) - 4 a 2 (8/11, 11/3, 5/11, 11/7, 11/0, 11/8) -, o argentino Horacio Cifuentes (66º) - 4 a 1 (5/11, 11/5, 11/3, 11/7, 11/7) e o paraguaio Marcelo Aguirre (63º) - 4 a 1 (11/9, 11/9, 8/11, 11/5, 11/6).

O próximo compromisso de Hugo será pelo seu clube, o Liebherr Ochsenhausen, no próximo domingo, diante do Schwalbe Bergneustadt. O confronto é válido pela 19ª rodada da Bundesliga, a liga alemã de tênis de mesa.

O ano de 2019 foi marcado pela regularidade de Hugo, que lhe rendeu uma posição sólida entre os melhores do mundo. O brasileiro passou a maior parte da temporada em sexto lugar no ranking - ao todo, já são 16 meses seguidos no Top 10.

Com 78,7% de aproveitamento no ano, Hugo esteve recorrentemente nas fases finais do Circuito Mundial. Em oito etapas disputadas, incluindo o Grand Finals, o carioca chegou duas vezes às semifinais e quatro às quartas. Além disso, teve seu melhor desempenho em Mundiais, parando apenas diante do eventual campeão Ma Long, nas oitavas.

Seu resultado mais importante na temporada foram as duas medalhas de ouro - simples e duplas masculinas - conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. O bicampeonato individual lhe garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados de 24 de julho a 9 de agosto deste ano.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias