CBB extingue Liga Ouro e anuncia volta do Campeonato Nacional
Uma reunião entre representantes de federações e clubes acontece neste mês para definir calendário e aspectos do novo torneio, que começará a ser disputado em 2019
- Matéria
- Mais Notícias
Em 2019, o basquete brasileiro iniciará uma nova história. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) revelou que vai voltar a organizar um Campeonato Nacional Masculino Adulto de clubes. Para isso, a entidade enviou um ofício às federações estaduais convocando as mesmas para uma reunião, que será realizada no dia 23 de outubro, com o objetivo de discutir detalhes para a organização do torneio.
No documento, a CBB reitera que foi definido em reunião com a participação da Federação Internacional de Basketball (FIBA), que a Liga Nacional de Basquete (LNB) continuará responsável pela realização do Novo Basquete Brasil (NBB), conforme acordo firmado em 2009, mas que a Liga Ouro, que representa a divisão de acesso, terá sua última edição em 2019 paralela a este campeonato piloto.
- Este servirá de embrião para um campeonato de alcance nacional, a ser realizado a partir de 2020 - explicou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.
Na visão do mandatário, a criação de um novo campeonato possibilitará maior investimento no esporte visando as gerações futuras.
Relacionadas
- Esta competição permitirá que tenhamos um produto importantíssimo a ser comercializado junto a patrocinadores e à mídia em geral, possibilitando a geração futura de recursos a serem aplicados no desenvolvimento de atividades fundamentais para a retomada do nosso basquete, como os campeonatos de seleções de base.
No encontro, que reunirá representantes das federações e dos clubes filiados em seus respectivos estados, serão abordados o histórico da situação; Objetivo do Campeonato Nacional; Oportunidades comerciais; Definição do formato do torneio, período de duração e participantes da primeira edição; e Informações sobre a Copa Brasil 2019.
Em acordo com a LNB, a CBB já havia definido a Copa Brasil como uma das divisões de acesso para o NBB. Desta forma, a Liga Ouro deixaria de existir. Com isso, da Copa Brasil, o time se classificará direto para o Campeonato Brasileiro. A ideia agrada o Secretário Geral da CBB, Carlos Fontenelle, que garante uma maior visibilidade ao basquete brasileiro com a criação do Campeonato Nacional Masculino Adulto.
- Esse campeonato vem para dar a devida dimensão ao basquete masculino adulto do Brasil, que é disputado por quase mil equipes em todas as regiões e que precisam de um campeonato desse porte para incentivar. Em alguns anos esperamos alcançar todo esse contingente de jogadores para que possam se desenvolver. Atletas e equipes servirão de base para poder, ao se qualificarem, pleitear a entrada no NBB, por isso, esse é um trabalho que visa dar movimentação e aumentar o mercado para todos os profissionais que estão envolvidos com o basquete, possibilitando um ganho de qualidade aos técnicos, preparadores físicos, médicos, nutricionistas e árbitros, entre outros setores - encerrou Fontenelle.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias