Chris Froome alega inocência: ‘Serei exonerado de qualquer transgressão’
Campeão da Volta da Espanha, o ciclista testou positivo para substância presente em medicamento de combate a asma
- Matéria
- Mais Notícias
Dono de quatro títulos da Volta da França, o ciclista Chris Froome declarou, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, que não fez uso de doping intencionalmente e acredita que o processo mostrará que ele é inocente. O campeão da Volta da Espanha testou positivo para salbutamol, substância presente em medicamento de combate a asma. Froome não foi suspenso provisoriamente.
- Sei que, dentro de mim, eu segui o protocolo e acredito não ter ultrapassado nenhum limite. Espero que até o final deste processo, que será claro para todos, eu seja exonerado de qualquer transgressão - afirmou.
Relacionadas
Em exame realizado durante a Volta da Espanha, foi constatada a presença da substância duas vezes além do permitido pela União Ciclística Internacional (UCI).
- Fui testado durante todos os dia durante a corrida, porque sempre estive na liderança. Sabia que teria que fazer os testes. Nós também temos todos os detalhes do meu dia a dia dentro da equipe: o que eu comi todos os dias, quantas vezes parei para fazer xixi. O detalhe que podemos fornecer é vasto - contou Froome.
Através das redes sociais, o ciclista disse que o episódio não manchará seu legado e defendeu o uso de inaladores por atletas asmáticos.
It’s sad seeing the misconceptions that are out there about athletes & salbutamol use. My hope is that this doesn’t prevent asthmatic athletes from using their inhalers in emergency situations for fear of being judged. It is not something to be ashamed of @asthmauk #asthma
— Chris Froome (@chrisfroome) 14 de dezembro de 2017
- É triste ver os equívocos que estão sendo cometidos em torno do uso do salbutamol pelos atletas. Minha esperança é que isso não impeça os atletas asmáticos de usarem seus inaladores em situações de emergência por medo de serem julgados. Não é algo para se envergonhar.
Caso seja condenado, Chris, de 32 anos, pode perder o título da Volta da Espanha e ainda receber uma suspensão. O britânico soma medalhas de bronze olímpicas, obtidas em Londres-2012 e no Rio-2016.
Rival incomodado
Através das redes sociais, o ciclista alemão Tony Martin mostrou-se indignado com o tratamento dado a Froome pela UCI. O atleta reclama da não-suspensão do companheiro de modalidade e do tempo dado para este prestar esclarecimentos.
- Estou muito bravo. Outros atletas são suspensos imediatamente depois de testar positivo. Ele e sua equipe estão tendo tempo para se explicar. Não tenho notícia de algum caso similar a esse. Isso é um escândalo e ele não poderia ser autorizado a disputar qualquer campeonato mundial. Será que ele e a equipe dele têm uma posição especial? - escreveu.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias