Com aplausos da equipe e festa laranja nas arquibancadas, Verstappen conquista a pole position no GP da Áustria
Correndo em casa, o holandês levou a sua torcida à loucura na Estíria; Leclerc e Sainz completaram o top 3
- Matéria
- Mais Notícias
Como está sendo de costume na Fórmula 1, Max Verstappen foi pole no GP da Áustria, levando o público ao delírio na Estíria, casa da Red Bull. A classificação deste para a corrida de domingo, que normalmente ocorre nos sábados, foi realizada nesta sexta-feira, devido à mudança do formato da sprint, que está na categoria desde o GP do Azerbaijão, em Abril. Charles Leclerc e Carlos Sainz completaram as duas posições.
Relacionadas
Na primeira fase da classificação, tivemos a presença da bandeira vermelha. Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, rodou sozinho, bateu e a sessão ficou parada por alguns minutos. Em seguida, Fernando Alonso assumiu a ponta e não aproveitou muito o momento, pois Lando Norris roubou a sua primeira posição. O piloto britânico também não teve muito tempo para degustar do privilégio, já que como um leão, Max Verstappen tomou a sua colocação. Tsunoda, Zhou, Sargeant, Magnussen e De Vries foram eliminados e ficaram de fora do Q2.
+ Veja: Fórmula 1: confira a classificação atualizada do campeonato de 2023
A segunda parte da qualificação foi marcada por voltas deletadas em razão de limites de pista. A dupla da RedBull infringiu esta regra e suas voltas não foram contabilizadas, o que deixou o atual campeão da categoria bem irritado, no entanto, isso não o impediu de ficar fora da primeira posição durante este período. Pela quarta vez, Sérgio Perez, ficou fora do Q3. Além do mexicano, Russell, Ocon, Piastri e Bottas foram eliminados.
No terceiro e último período, não teve ninguém que oferecesse perigo a Verstappen. Logo de ínicio, Max já começou a liderar a sessão com o tempo de 1m04s503. Em seguida, a dupla da Ferrari registrou boas atuações, conquistando a terceira e segunda colocação. Ao fazer 1m04s391, o holandês levou a alegria para a sua torcida e aplausos dos mecânicos de sua equipe, ficando mais uma vez com a pole. Leclerc e Sainz completam a primeira fila, Norris, Hamilton, Stroll, Alonso, Hulkenberg, Gasly e Albon fecham o Top 10.
Na entrevista dada ao final de cada classificação, Verstappen falou sobre a dificuldade dos limites de pista e complementou:
- Nessa velocidade, é tão difícil julgar os limites de pista. Ainda penso que fizemos uma volta boa o suficiente. Muito feliz por estar na pole. Sabemos que esse é um fim de semana diferente com todo o formato, mas muito feliz hoje. Ao menos o carro é rápido, e isso é o mais importante - disse o atual campeão
Como nos últimos dias, Max Verstappen foi o mais rápido, conquistou a pole tranquilamente, sendo o favorito para vencer a sprint deste sábado, ás 11h30 (Horário de Brasília) e a corrida no domingo às 10h (Horário de Brasília).
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias