menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Com etapa em Salvador, WSL mantém trabalho para consolidar nova geração de talentos no surfe

Circuito Banco do Brasil de Surfe, que acontece entre 23 e 27 de agosto, reúne atletas de fora da elite mundial da modalidade

WhatsApp-Image-2023-08-22-at-14.57.47-aspect-ratio-512-320
imagem cameraO surfe tem crescido ano a ano no Brasil (Foto: WSL/Daniel Smorigo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 22/08/2023
15:01
Atualizado em 01/09/2023
14:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

O desenvolvimento do surfe no Brasil segue a todo vapor. De acordo com dados mais recentes do IBOPE Repucom, a modalidade conta com mais de 45 milhões de fãs espalhados pelo país, números que contribuem para a descoberta de talentos no esporte. De olho nas novas gerações, a World Surf League (WSL), em parceria com o Banco do Brasil, realizará a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, entre 23 e 27 de agosto, na Praia de Stella Maris, em Salvador.

continua após a publicidade

Esta é a segunda edição do campeonato. Na primeira realização, em 2022, foram feitas três etapas do QS 1000 em Garopaba (SC), Salvador (BA) e Ubatuba (SP), com a cearense Silvana Lima, que estará na atual edição, e o paulista Gabriel Klaussner - campeões no ranking do Circuito - ganhando os convites para o Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil do ano passado.

+Gabriel Medina é derrotado por australiano em etapa final de Teahupoo e fica fora do Finals

Neste ano, as duas primeiras etapas aconteceram em Saquarema (RJ) e Garopaba. Depois de passar por Salvador, o torneio terá como destino Maresias - em São Sebastião (SP) - em setembro, e uma última etapa em novembro, sem sede definida.

continua após a publicidade

- A etapa de Salvador do Circuito Banco do Brasil de Surfe tem se tornado fundamental para colaborar com o papel da WSL no Brasil. Além do status elevado para QS 3.000, a competição mantém a essência ao dar oportunidades a surfistas da região que almejam chegar ao mais alto nível do surfe mundial - destaca Ivan Martinho, presidente da WSL da América Latina.

A etapa da WSL do Qualifying Series (QS), que vale 3.000 pontos para o ranking regional da WSL South America, é parte da programação do Festival “Tamo Junto Nesse Game”, promovido pelo Banco do Brasil em Salvador. Em paralelo, serão disputadas a 7ª etapa do Circuito de Vôlei de Praia, a 4ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Corrida de Rua, além de competições de skate, um esquenta para o Circuito Banco do Brasil de Skate, que começa ainda neste ano.

continua após a publicidade

+Veja: Quais modalidades estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024?

Também acontecerão ativações de games e cultura, bem como shows, no Centro de Convenções de Salvador. Além de atletas locais, o torneio é um caminho para surfistas das mais variadas idades ganharem projeção. Na etapa de Salvador, no ano passado, o catarinense Heitor Mueller, de 18 anos, conquistou a primeira vitória da carreira. Já a campeã do título feminino foi a experiente Silvana Lima, duas vezes vice-campeã mundial e que por muitas temporadas representou o Brasil nas maiores competições da World Surf League, além de ser patrocinada pela BB Asset.

O trabalho feito para o surgimento de novos talentos vai além do circuito. No Brasil, neste ano, a WSL conta com diversas competições do Qualifying Series espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, casos do Layback Pro, em Florianópolis, e do Saquarema Surf Festival, em abril. Todos estes torneios, com classificação variada entre QS 1000, QS 3000 e QS 5000, direcionam para o Challenger Series, que terá o último evento do ano entre 14 e 21 de outubro, com o Corona Saquarema Pro 2023, no Rio de Janeiro - os campeões do ranking do Circuito no masculino e feminino serão convidados.

- O surfe tem crescido ano a ano no Brasil não só com fãs acompanhando a modalidade, mas praticantes locais de diversas idades, incluindo crianças e adolescentes. Esta geração mais nova tem os brasileiros campeões mundiais como espelho, que colaboram para inspirar as boas práticas do esporte. Estas competições favorecem e facilitam a participação de talentos em cada região e assim identificamos futuros e futuras campeãs. O trabalho da WSL passa por criar oportunidades a jovens e adultos de todas as regiões do país, descobrindo talentos e incentivando o desenvolvimento do surfe - complementa Martinho.

+Gabriel Medina e Ítalo Ferreira ainda podem disputar os Jogos Olímpicos de Paris? Entenda a situação dos brasileiros

Um dos exemplos acontece em Saquarema, no Rio de Janeiro, que sediou o Vivo Rio Pro 2023, em junho, competição que movimentou mais de R$ 97 milhões e teve o brasileiro Yago Dora como campeão. Na cidade carioca, desde 2021, a Prefeitura de Saquarema, com apoio da WSL, mantém ativo o Centro de Treinamento Léo Neves, escola de surfe voltada a crianças e adolescentes cujo ensino e aprendizagem de surfe são gratuitos. Há suporte de educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e até uma sala de estudos.

A inspiração para dar cada vez mais espaço a novos surfistas é impulsionada pelo sucesso brasileiro na elite do surfe. Desde 2015, quando a Liga adotou um novo modelo de negócio, o Brasil levou seis dos dos últimos oito títulos mundiais, tornando-se o país com mais conquistas no Championship Tour. O Brasil terá a chance de mais uma conquista entre 8 e 16 de setembro, com o WSL Finals, em Trestles, na Califórnia. O país terá Filipe Toledo - líder do ranking global - e João Chianca entre os representantes na grande decisão do surfe mundial.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias