Comitê Italiano quer suspender eventos esportivos no país até abril
Após reunião, entidade toma decisão e espera que Governo da Itália decrete esta medida. No entanto, autoridades britânicas não veem justificativas para adiar atividades<br>
- Matéria
- Mais Notícias
O surto do novo coronavírus está afetando, e muito, o desenvolvimento dos esportes. Nesta segunda-feira, o Comitê Olímpico Italiano (CONI) decidiu suspender todas as atividades esportivas no país até 3 de abril. A entidade emitiu um comunicado oficial, após reunião realizada, e espera que o governo emita um decreto para que a medida seja validada.
– Confirmando que em todas as ações e circunstâncias a proteção da saúde é a principal prioridade de todos, no final da reunião, a CONI estabeleceu por unanimidade que: todas as atividades esportivas estão suspensas em todos os níveis até 3 de abril de 2020; para cumprir esse ponto, o governo é obrigado a emitir um decreto ministerial que pode exceder o atual vigente – em comunicado.
A Federação Italiana de Futebol ainda não se manifestou, mas convocou uma reunião extraordinária para terca-feira. O documento do CONI não tem validade sobre partidas internacionais, mas um decreto do governo pode reverter esse cenário. A Itália é o país europeu com o maior número de casos do coronavírus: são 7.375 infectados e 366 mortes.
Relacionadas
Diferente da postura dos italianos, os britânicos também enviaram um comunicado nesta segunda-feira. Segundo as autoridades, não haverá cancelamento e os eventos esportivos não terão portões fechados. Até o momento, são 319 casos de coronavírus no país.
– Baseado nos conselhos científicos de especialistas em medicina do governo, não há justificativa de cancelar ou fechar os portões de eventos esportivos no cenário atual - afirmou o comunicado.
No ano da Olimpíada de Tóquio, o surto de coronavírus já cancelou ou adiou mais de cem eventos esportivos ao redor do mundo. Um dos mais recentes foi o Masters 1000 e WTA de tênis de Indian Wells, nos Estados Unidos. Além disso, a cerimônia para acender a tocha olímpica será realizada sem a presença de público na Grécia.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias