Letesenbet Gidey é recordista mundial na meia maratona
Etíope vence a Meia Maratona de Valência com 1h02m52s e é a primeira mulher na história a correr com pace médio de 2m59s/km
- Matéria
- Mais Notícias
Com 1h02m52s, a etíope Letesenbet Gidey não só venceu a Meia Maratona de Valência, no último domingo (24), como cumpriu a promessa de fazer o melhor tempo da história na distância. Ela conseguiu baixar em mais de um minuto o recorde mundial anterior, que pertencia a Ruth Chepng’etich. A queniana fechou a Meia Maratona de Istambul em 1h04m02s, em 25 de janeiro de 2019.
Relacionadas
O desempenho de Letesenbet, que estreava na distância, na cidade espanhola fez com que ela se tornasse a primeira a correr os 21km com pace abaixo do 3 minutos por km. Sua média na prova foi de 2m59m/km, resultando no recorde de 1h02m52s.
“Quero agradecer a todos que me ajudaram a conseguir isso. Eu amo Valência. É uma cidade maravilhosa e é quase uma segunda casa para mim. Corri muito rápido na primeira parte da corrida, mas tive que treinar forte para isso, até 30 quilômetros. E aqui está o resultado”, afirmou a recordista após a prova.
A confiança da etíope em sua performance superou a falta de experiência em uma meia marartona. Letesenbet dominou os 21km em todos os momentos, não dando chances para as rivais compatriotas Genetu Molalign e Yalemzerf Yehualaw.
A performance de Letesenbet fez com que Yalemzerf Yehualaw, segunda colocada, cruzasse a linha de chegada em 1h03m51s, também abaixo do recorde mundial anterior. A queniana Sheila Chepkirui terminou em terceiro com 1h04m54s. Além disso, em oitavo lugar, ficou a também queniana Joyciline Jepkosgei que, em 2017, estabeleceu o recorde mundial da meia maratona em 2017, com 1h04m51s, em Valência.
Este é o terceiro recorde mundial de Letesenbet. A medalha de bronze nos 10.000m dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, já é dona da melhor marca nos 5.000m e 10.000m.
A vitória no masculino foi decidida nos metros finais. O queniano Rhonex Kipruto liderava a Meia Maratona de Valência, mas foi superado pelo compatriota Abel Kipchumba, que fechou com com 58m07s. Dois segundos depois chegou Kipruto. O terceiro colocado foi o também queniano Daniel Mateiko, com 58m26s.
Com estes resultados, a Meia Maratona de Valência passa a ser a única prova que detém o recorde mundial masculino e feminino da distância. Além disso, oito dos dez melhores tempos de meia maratona da história para homens e três no ranking feminino foram obtidos na cidade espanhola. (Iúri Totti)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias