Damiano vence 18ª etapa do Giro da Itália em disputa entre fuga e pelotão
Italiano chegou a colocar cinco minutos de vantagem na ponta, faltando 13 km. No fim, ele suportou a pressão dos velocistas e cruzou uma roda à frente do alemão Pascal Ackemann
- Matéria
- Mais Notícias
A etapa 18 do Giro da Itália, de 222km entre Valdaora e Santa Maria, teve a final mais espetacular da atual edição, em uma clássica disputa Fuga x Pelotão. Nesta quinta-feira, o italiano Damiano Cima, da equipe Nipo, puxou uma fuga no meio da prova e chegou a colocar cinco minutos de frente para o pelotão, restando 13 km. Entretanto, com uma chegada em plano e não em montanha, o restante se aproximou até alcançar o trio que fazia a fuga, quando restavam 200 metros.
Em disputa insana, Damiano - um azarão longe da classificação geral - conseguiu suportar a pressão dos velocistas e cruzou a linha com apenas uma roda à frente do alemão Pascal Ackemann, favorito que puxou os mais de 50 ciclistas que vinham no pelotão, com o italiano Simoni Consonio (Emirates) em terceiro lugar. Todo o Top 10 terminou com o mesmo tempo: 4h56m04s.
Ackerman, mesmo sendo o segundo colocado, festejou o fato de ganhar bônus pela posição e assumiu a liderança entre os velocistas (Maglia Ciclamino), superando Arnaud Demare em pontos: 226 a 213.
Já na disputa principal, a Maglia Rosa, por tempo, como todos os líderes chegaram no pelotão e com o tempo do líder, não ocorreu mudança no Top 10, Richard Caparaz, equatoriano da Movistar, está em primeiro lugar, agora com 79h44min22s, seguido por Vicenzo Nibali, italiano da Bahrain e 1m54s atrás, e Primoz Roglic (esloveno da Jumbo,), com 2m16s de defesagem.
A etapa desta sexta-feira, a 19ª e antepenúltima do Giro, é decisiva: Treviso/San Martino de 151km e de montanha. Para os ciclistas em quarto e quinto lugares, Mikel Landa (espanhol da Movistar) e Bauke Mollema (Holandês da Trek), é a última chance de encostar nos três primeiros colocados.
Para isso, precisarão vencer com muita vantagem. Caso contrário, o Giro ficará entre Carapaz, NIbali (que tenta o tri) e o favorito Torlgi, que embora esteja mais de dois minutos atrás, ainda tem uma etapa de contrarrelógio (a última), na qual poderá tirar essa diferença, pois é o único especialista neste tipo de trova entre o Top 3. O canal ESPN transmite a prova etapa a partir das 10h30.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias