Destaques do ciclismo brasileiro estarão no Desafio do Tour Mesa do Imperador
Prova chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo inaugura calendário brasileiro
- Matéria
- Mais Notícias
Atletas da elite do ciclismo de estrada brasileiro estão se preparando para a primeira competição da modalidade no país em 2023. O Desafio do Tour Mesa do Imperador, prova chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pela Fecierj, será realizado em 18 de março, no Rio de Janeiro. Com uma das pontuações mais altas, Classe 4, a prova classifica equipes nacionais para a mais importante prova do ciclismo latino-americano chancelada pela Union Cycliste Internationale, o Tour do Rio.
- Quando abraçamos a plataforma Tour do Rio percebemos como os atletas brasileiros estavam carentes de provas de alto nível no país. Muitos tiveram de continuar suas carreiras no exterior. Nosso objetivo é resgatar o grande legado do evento para a comunidade, permitindo que novos talentos sejam desenvolvidos e que o esporte ganhe popularidade no país - afirmou Pedro Dau de Mesquita, sócio-diretor da 213 Sports.
Relacionadas
+ Dia da Mulher: veja as brasileiras que vão brigar por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris
Para Felipe Marques, além de ser o último campeão na Mesa do Imperador, a prova eleva o nível do ciclismo brasileiro. Ele lidera o ranking de Elite da Confederação Brasileira de Ciclismo e, além disso, venceu a última etapa do Desafio do Tour, em Miguel Pereira, no ano passado.
- O Desafio do Tour foi uma prova que marcou muito minha carreira, nível altíssimo e a cada ano que passava me via evoluindo nesse grande evento. Fui feliz por estar em pódio na última edição. É muito importante o retorno dessa competição, para elevar o nível do ciclismo brasileiro, com percursos dignos de um verdadeiro espetáculo para nosso esporte, sem contar das belíssimas paisagens do estado do Rio de Janeiro - afirmou o atleta.
Líder na Categoria Master A no ranking da CBC, Ana Real é um caso emblemático da paixão que desperta o ciclismo de estrada. Competindo há um ano, a atleta foi Campeã Brasileira Master em 2022, ano no qual conquistou ainda o terceiro lugar na L’etape Rio e quinto no Giro D’Itália. Grávida, ela irá participar do Desafio do Tour Mesa do Imperador de olho no Tour do Rio.
- Posso dizer que existe sim paixão à primeira vista! Sou testemunha. Desde então, o volume de treinos aumentou e o ciclismo começou a fazer parte naturalmente de todos os meus dias da semana. E já posso dizer que vivi alguns momentos marcantes nesta curta e intensa trajetória. A expectativa agora é o Tour do Rio. Conheci o ciclismo quando tinha já 33 anos e fico me perguntando como tinha vivido sem ele até então. Ver o esporte que eu amo ganhando a representatividade que só o Tour do Rio pode trazer é gratificante. Isso é essencial para o crescimento e popularização do esporte - comentou.
Com 4,6 quilômetros de extensão e altimetria de 424 metros, o Desafio do Tour Mesa do Imperador terá largada na rua Marquês de Sabará, no Jardim Botânico. Com mais de 4 quilômetros de subida, é uma das provas mais desafiadoras do país, mas que recompensa os participantes com paisagens da Cidade Maravilhosa, como a Cachoeira do Horto e a Vista Chinesa. A expectativa é de que 400 atletas participem da prova que tem inscrições realizadas exclusivamente pela internet
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias