Doncic ‘perde’ bilhões de reais ao ser trocado para o Lakers; entenda
Estrela deixa o Dallas Mavericks após seis temporadas e meia
- Matéria
- Mais Notícias
Luka Doncic é o mais novo jogador dos Los Angeles Lakers, após o acerto da troca entre a franquia californiana e o Dallas Mavericks. Na negociação, a equipe do Texas recebeu Anthony Davis, principal companheiro de LeBron James nas últimas temporadas. Fora de quadra, o Lance! explica como a movimentação impacta o salário do esloveno.
Relacionadas
➡️ Bastidores da troca na NBA: Doncic e Davis surpresos, LeBron descobre em casa
Na NBA, Doncic jogou apenas por uma entidade desde 2018: o Dallas Mavericks. Ao término da sua sexta temporada, o ala-armador estava elegível para assinar uma extensão de contrato "super máximo", no valor de 345 milhões de dólares (cerca de R$ 2 bilhões), tornando-se o jogador mais bem pago da história da liga.
Salário "super máximo" na NBA
O mecanismo financeiro seria possível por conta do acordo coletivo, assinado por jogadores e dirigentes, sobre os novos contratos da NBA, em 2023. A inclusão do vínculo "super máximo" está relacionado a um jogador que consiga completar metas pela mesma equipe a qual foi escolhido no draft.
Inicialmente, a ferramenta foi implementada para que times de mercado pequeno da NBA consigam manter suas principais estrelas no elenco, por meio de uma bonificação inigualável em comparação a franquias de maior apelo popular.
Doncic, por sua vez, estaria qualificado para receber o contrato "super máximo" ao final desta temporada, visto que alcançou as metas necessárias: participações seguidas nos melhores quintetos da NBA e no All-Star Game, além de um número mínimo de temporadas completas pelo Mavs.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Com a mudança de ares forçada, o valor do contrato não será possível no Lakers. Segundo a imprensa estadunidense, a inflexibilidade financeira no teto salarial da NBA foi a principal motivação para a troca de Doncic pelo Mavs.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias