menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Governo federal fará gestão do Parque Olímpico, afirma Paes

Licitação havia sido cancelada por falta de garantias financeiras de empresa interessada

Vista aérea do complexo do Parque Olímpico
imagem cameraGestão do Parque Olímpico do Rio começa a ganhar forma (Foto: Divulgação)<br>
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 22/12/2016
17:12

  • Matéria
  • Mais Notícias

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na última quarta-feira que a gestão do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, coração dos últimos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, será assumida pelo governo federal. Inicialmente, o município ficaria responsável pelas arenas da região, graças a uma Parceria Público Privada (PPP).

O plano foi alterado diante da falta de empresas que pudessem entrar no negócio. O prefeito eleito Marcelo Crivella, do PRB, também já havia demonstrado desinteresse em levar adiante o projeto de seu antecessor. O custo anual do local é estimado em cerca de R$ 17 milhões.

De acordo com Paes, do PMBD, o Ministério do Esporte gerenciará o Velódromo, o Centro de Tênis e a Arena Carioca 2, palco do judô na Rio-2016. Ela será transformada em centro de treinamento de alto rendimento para diversas modalidades, em uma parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

continua após a publicidade

A Arena Carioca 3, sede de esgrima e taekwondo, se transformará em uma escola, como já estava previsto. Já a Arena Carioca 1, que abrigou o basquete e receberia grandes eventos, segue com futuro incerto.

O governo ainda ficará encarregado de custear as desmontagens do Estádio Aquático e da Arena do Futuro, onde aconteceram os jogos de handebol, bem como a construção de quatro escolas que serão erguidas no lugar desta instalação. Mais detalhes deverão ser divulgados hoje.

– O Ministério do Esporte vai assumir o gasto agora. Vale lembrar que o governo federal não teve despesas para implantar boa parte do Parque Olímpico da Barra, o que foi feito por uma outra PPP – declarou Paes.

No último dia 16, a prefeitura cancelou o processo de licitação do Parque Olímpico. Apenas uma empresa, a Sanerio, havia demonstrado interesse, mas sua proposta foi rejeitada pois a mesma não apresentou as garantias financeiras para executá-lo.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias