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GP da China de Fórmula 1: conheça o circuito de Xangai

Pista foi inaugurada em 2004 e nunca sofreu alterações

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imagem cameraGrande Prêmio da China de 2024 (Foto: AFP)
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João Pedro Rodrigues
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porCláudio Rabha
Dia 20/03/2025
07:30
Atualizado há 21 horas

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O Circuito Internacional de Xangai será a sede do Grande Prêmio da China de Fórmula 1, a segunda corrida da temporada de 2025 da categoria. Em sua décima oitava edição, a pista chinesa nunca sofreu com alterações no traçado, sendo a mesma desde a estreia em 2004. O autódromo foi projetado por Hermann Tilke.

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Com 5,451 km, a pista de Xangai, na costa central da China, foi fundada em 2004, após 18 meses de construção. Com 16 curvas, a pista conta com curvas de raio longo e uma grande reta no terceiro setor, onde acontece a maioria das ultrapassagens.

Confira a volta completa abaixo:

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Primeiro setor

A volta começa na reta dos boxes, onde fica a principal arquibancada do autódromo. Na primeira curva, à direita, os pilotos viram mais de 180° para chegar a segunda curva, à esquerda. Logo após, descem em um trecho de aceleração para chegar ao segundo setor.

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Na parcial, mesmo sendo uma curva de raio longo, os pilotos arriscam ultrapassagens na primeira curva, após virem embalados na reta principal, com o DRS ativado.

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Primeiro setor (em vermelho), do circuito de Xangai (Foto: Reprodução)

Segundo setor

O segundo setor começa no meio da reta que encerrou o primeiro, no fim do trecho uma forte frenagem a direita. Na sequência, duas curvas de esquerda-direita em raio logo, novamente, onde chegam a duas curvas a esquerda, onde fecham a segunda parcial na metade de uma curta reta.

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O setor não é local habitual de ultrapassagens, mas serve para aproximação para o carro à frente.

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Segundo setor (em azul), do circuito de Xangai (Foto: Reprodução)

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Terceiro setor

A terceira parcial começa com uma frenagem a esquerda, que conecta a uma curva de quase a 180º, em reaceleração, para a maior reta do circuito, de 1,1 km, onde os carros chegam a aproximadamente 320 km/h. No fim da reta, uma forte desaceleração para a curva 14, à direita, principal ponto de ultrapassagem da pista.

Logo depois, os carros vão para um pequeno trecho de aceleração, antes da rápida e última curva do circuito, a 16. Assim, encerrando a volta no Autódromo Internacional de Xangai.

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Terceiro setor (em amarelo), do circuito de Xangai (Foto: Reprodução)

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