GP do Japão: Verstappen surpreende Norris e conquista pole; Bortoleto é 17º
Lando Norris e Oscar Piastri completam as três primeiras posições no grid.


- Matéria
- Mais Notícias
Max Verstappen conquistou a pole position do GP do Japão na madrugada deste sábado (5), no tradicional Circuito de Suzuka. O holandês surpreendeu Lando Norris, que até então liderava a tabela de tempos, ao cravar 1m26s983. Norris e Oscar Piastri completam as três primeiras posições do grid.
Relacionadas
O brasileiro Gabriel Bortoleto foi eliminado ainda na primeira parte da classificação e largará da 17ª colocação.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Como foi a Classificação do GP do Japão?

Q1: Lando Norris lidera e Gabriel Bortoleto é eliminado

Gabriel Bortoleto e Lewis Hamilton foram os primeiros a entrar na pista. O brasileiro marcou 1min29s167 e garantiu provisoriamente a quinta colocação. Em seguida, Lando Norris assumiu a liderança, registrando 1min28s233. Max Verstappen subiu para a segunda posição, enquanto Yuki Tsunoda aparecia em quarto lugar. Oscar Piastri superou Norris e tomou a liderança. George Russell fez o segundo melhor tempo, e o jovem Kimi Antonelli fechou o Q1 na oitava posição.
Após ser rebaixado da Red Bull para a Racing Bulls, Liam Lawson finalmente conseguiu avançar ao Q2, garantindo sua vaga com o 15º tempo.
Nico Hulkenberg, Gabriel Bortoleto, Esteban Ocon, Jack Doohan e Lance Stroll foram eliminados no Q1.
Q2: Lawson e Tsunoda são eliminados
Verstappen marcou os primeiros pontos da segunda qualificação. Logo depois, Lando Norris registrou uma ótima volta e assumiu a liderança. George Russell subiu para a segunda posição, enquanto Verstappen fechou o top 3.
O Q2 foi interrompido devido ao surgimento de fogo no gramado, repetindo o que já havia acontecido durante o treino livre. Essa foi a quinta vez desde sexta-feira (4/5) que o gramado do circuito de Suzuka pegou fogo.
Com a bandeira verde acionada, o treino foi retomado. Charles Leclerc subiu para a quinta colocação, enquanto Lewis Hamilton alcançou o sexto lugar. O jovem Oliver Bearman garantiu a oitava posição. Hamilton se preparava para abrir uma volta rápida, mas acabou sendo atrapalhado por Carlos Sainz, que ainda completava sua tentativa.
Pierre Gasly, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Liam Lawson e Yuki Tsunoda foram eliminados no Q2.
Q3: Verstappen surpreende e conquista a pole
George Russell avançou com o tempo de 1m27s318. Max Verstappen chegou a assumir a liderança, mas logo foi superado por Oscar Piastri, que marcou 1m27s052, o melhor tempo do fim de semana até então. Charles Leclerc subiu para a terceira posição, enquanto Lando Norris ficou em quinto e Lewis Hamilton, em sexto.
Pouco depois, Norris assumiu a pole provisória, mas Verstappen voltou à pista e cravou 1m26s983, retomando a primeira colocação.
No apagar das luzes, Max Verstappen confirmou a pole position no GP do Japão, vibrando bastante no rádio com a equipe. Esta é a quarta pole consecutiva do holandês no circuito de Suzuka. Lando Norris e Oscar Piastri completam as três primeiras posições no grid.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias